quinta-feira, 31 de julho de 2014

Através da Bíblia - Levítico 13A

Levítico 13
Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série Através da Bíblia. Quero saudá-lo, desejando sobre você e toda a sua família as mais preciosas bênçãos do Senhor. É um prazer estar junto com você nesse encontro em que temos estudado a Palavra do Senhor e especificamente o livro de Levítico. Como temos repetido, para nós é muito bom saber que você está dedicando um tempo específico para a meditação da Palavra de Deus. Sabemos disso pelas cartas e e-mails que recebemos de vocês e por isso, no início desse programa quero registrar a carta do GF da cidade de Cabixi, no estado de Rondônia. Ele diz essas palavras: “É a 1ª vez que escrevo para o Através da Bíblia. Admiro muito a forma que esse programa atende aos ouvintes. Oro todos os dias para que nunca venha sair do ar. Sou ouvinte há mais de 20 anos. Peço oração em favor de meu pai que é alcoólatra. Agradeço se for atendido”. Querida irmão, muito obrigado por suas palavras. Ficamos muito alegres quando recebemos essas palavras de apoio, afinal esse é o nosso propósito. Ficamos contentes também quando ouvimos que temos irmãos que oram por nós, mas saiba que também estaremos orando por você e estaremos orando em favor do seu pai. Conte com o nosso apoio. Por isso mesmo quero convidar a todos vocês e você especificamente a nos colocar então diante do Senhor com nossos pedidos e agradecimentos. Por isso oramos assim: "Querido Deus e Pai, chegamos à tua presença reconhecendo tua soberania, teu poder, tua onisciência. Reconhecemos que tudo conhece e sabe que necessitamos da iluminação do teu Espírito para o nosso estudo de hoje. Pai, te pedimos, então, que tenhamos nossas mentes abertas para ouvirmos Tua Palavra e capacitação para obedecê-la.Pedimos também em favor do pai do teu filho. Que ele seja liberto do álcool. Confiamos no Senhor. Pedimos isso em nome de Jesus Cristo, Amém"!
Querido amigo, chegamos hoje a uma outra seção incomum do livro de Levítico. Hoje vamos estudar os 1ºs 28 versos do cap. 13 de Lv. E quando digo uma outra seção incomum quero dizer exatamente isto, pois o livro de Levítico é incomum porque está cheio de ensinamentos profundos para você e para mim. Cada parte do livro é incomum, e mesmo tendo sido escrito há mais de 3000 anos ele tem uma mensagem espiritual muito apropriada para nós na atualidade. Sei que você percebeu isto no capítulo anterior, que tratou da lei sobre a maternidade, isto é, sobre o nascimento dos filhos. E agora temos algo bem incomum à nossa frente. Bem no coração do livro de Levítico se encontra esta seção sobre a lepra. E alguém já perguntou. Isto tem alguma serventia para hoje? Eu quero dizer a você, meu querido amigo, que não temos nada mais prático do que esta parte do livro de Levítico que vamos estudar.
Temos que recordar quanto a estrutura do livro que este livro de Levítico é um manual de santidade e pode ser dividido em 5 grandes porções:
Em 1º lugar as Leis sobre os sacrifícios e ofertas – cap. 1-7, que nós já estudamos;
Em 2ºlugar o Início oficial do cerimonialismo – cap. 8-10, que também já estudamos;
Em 3º lugar as Leis sobre a purificação – cap. 11-15, que estamos estudando e já vimos as regulamentações sobre os animais limpos e impuros, no cap 11 e no programa passado, no capítulo 12 as regulamentações sobre a mulher que der à luz uma criança. Hoje vamos estudar uma parte do cap. 13 que trata sobre a lepra, no próximo programa terminaremos este estudo e depois continuaremos estudando mais regulamentações sobre a purificação.
Em 4º lugar vamos conhecer as Leis sobre o dia da expiação nacional – cap. 16
E, finalmente em 5º lugar vamos estudar nos cap.17-27 as Leis da Santidade.
E, ai? Relembrou do esboço de Levítico? É isso mesmo! Temos que relembrar a estrutura geral para termos toda a idéia do livro em nossa mente e não nos perdermos nos detalhes que são valiosos, mas que devem ser vistos sob o enfoque, sob o propósito geral do Livro, certo?
E por falar em propósito geral do livro, você se recorda qual é o propósito de Levítico? É isso mesmo...
O propósito de Levítico é muito específico e pode ser entendido em 3 aspectos: 1)O livro é a convocação ao povo de Deus para uma vida de santidade pessoal. 2)O propósito do livro é claramente orientar Israel a viver como uma nação santa em comunhão com um Deus santo. 3)O propósito é dar as normas pelas quais Israel como uma nação separada deveria desenvolver sua comunhão com o Deus criador do céu e da terra.
Os muitos rituais e simbolismos foram usados para, de alguma maneira, retratar o Senhor como Deus Santo e foram usados também para ensinar que a comunhão com esse Deus santo só acontece quando houver expiação pelo pecado e uma vida de obediência integral.
Muito bem, tendo relembrado o seu propósito e visto que este capítulo 13 está incluído nas Leis da purificação, vamos observar as suas divisões para podermos analisá-las devidamente extraindo lições e implicações espirituais para as nossas vidas. No trecho que vamos estudar hoje temos cinco parágrafos para examinar:
Em 1º lugar, nos vs. 1-8 temos em destaque o papel dos sacerdotes como identificadores do estado físico-clínico do israelita que surgisse com sintomas da lepra. E sobre esse ponto algumas observações devem ser feitas: Em relação à capacidade dos sacerdotes identificarem a doença; em relação a denominação da doença e em relação aos passos para a purificação.
1)Em relação à capacidade dos sacerdotes identificarem a doença é interessante notar que vários comentários os denominam de sacerdotes-médicos. Como não tinham feito nenhum curso específico, certamente eram capacitados por Deus e pela experiência do dia-a-dia, tendo essa como uma de suas atribuições, certamente tinham zelo para identificarem corretamente cada caso. O diagnóstico que faziam não era simplesmente intuitivo, pelo contrário, deveria ser baseado num exame visual bem detalhado e racional tendo em vista a saúde do israelita-paciente e a saúdo do povo em geral. Apesar deles diagnosticarem a doença, eles não tentavam tratá-las. E, ao invés disso, por estarem preocupados em conservar a saúde da maioria do povo no arraial, assim que identificavam o que era impuro, determinavam quanto tempo o doente teria que ficar afastado do arraial para não contaminar os seus patrícios. E, por fim, esses sacerdotes tinham também a responsabilidade de determinar que medidas deveriam ser tomadas para que o doente depois de curado pudesse voltar ao seio da comunidade.
2)Em relação a denominação da doença devemos esclarecer que a palavra hebraica traduzida por praga da lepra, cf. v. 2 é uma palavra genérica e não identifica somente a lepra, conhecida hoje como hanseníase. Dentre os vários tipos de doenças de pele, podemos mencionar a dermatite crônica, a infecção crônica da pele, a sarna, a eczema, a micose, a psoríase, a leucodermia, isto é, a perda da pigmentação da pele, a queimadura pela exposição ao Sol, o câncer de pele e ainda outras doenças semelhantes.
A manifestação dessas doenças, ou os seus sintomas era percebida através do surgimento de áreas rosadas, brancas ou brilhantes na pele, inchaços, e erupções. E, também quando ocorria uma mudança na cor dos pelos ou cabelos suspeitava-se dessas doenças. Em meio a essa situação de doenças, que por si só já é triste e constrangedora, temos que destacar 2 fatos. Se de um lado os sintomas eram advertências de que nem tudo estava bem com o corpo, por outro lado havia a tendência natural do doente em retardar ao máximo a sua ida ao sacerdote-médico para não ouvir o veredicto do seu afastamento da comunidade. Esta demora em procurar o exame provocava muitas vezes uma gravidade ainda maior da doença.
3)Em relação aos passos para a purificação o texto é bem claro em mostrar que diante da suspeita da doença os exames deveriam ser realizados de sete em sete dias. Ao final de cada semana, o israelita ou era considerado limpo e liberado para a vida em comunidade e participação no culto, ou ele teria que voltar a apresentar-se novamente depois de mais sete dias de quarentena ou quando fosse considerado impuro então deveria ficar isolado, fora do arraial. A razão de todos esses cuidados era preservar a saúde do povo como um todo!
Em 2º lugar, nos vs. 9-11 temos uma definição clássica da doença que colocaria alguém como impuro: inchaço branco na pele, pelos branqueados e ferida, ou carne vermelha, viva, inflamada, todas essas evidências eram confirmação de que havia doença que poderia contagiar outros. Esse doente por já estar em estado crônico não precisava guardar a quarenta de 7 dias porque já tinha sido considerado impuro e certamente estava restrito em suas atividades sociais e públicas.
Em 3º lugar, nos vs. 12-17 temos mais uma variação nessa questão das doenças de pele. Não havendo inchaços, ou úlceras, não seria considerado imundo. Conf. o hebraico, se fosse o caso de uma despigmentação da pele sobre grandes extensões do corpo, muito parecido com o que hoje é conhecido como vitiligo ou vitiligem em que as áreas do corpo em que a doença aparece a pele perde a cor natural, ficando esbranquiçada o seu portador seria considerado puro. Normalmente essa doença surgia mais nas pessoas com descendência negra ou pele escura. O que faria o portador dessa doença ser considerado impuro seria o surgimento de feridas, mas o simples desaparecimento dessas ulcerações na pele proporcionava ao sacerdote declarar novamente esta pessoa limpa e liberada para o culto público. O que se percebe através dessas orientações era o cuidado pela coletividade não deixando que nenhum contaminado pudesse contaminar outros com suas infecções. Mas, percebe-se também que além desse cuidado com a coletividade havia o cuidado com o indivíduo. Deus não queria que nenhum israelita que quisesse adorá-lo ficasse sem essa oportunidade por uma falha de um sacerdote ou pela falta de um exame criterioso por parte do sacerdote. Por isso é que nos vs.16-17 temos essas palavras: “Se a carne viva mudar e ficar de novo branca, então virá ao sacerdote. E este o examinará. Se a lepra se tornou branca, então o sacerdote declarará limpo o que tem a praga; está limpo”.
É isso mesmo, eu sei que alguém deve estar perguntado: como poderia haver uma mudança de quadro clínico sem que fosse administrado nenhum remédio? Temos que lembrar ou então temos que saber que muitas doenças comuns da pele são doenças psicossomáticas em sua natureza e como tais poderiam surgir repentinamente por uma situação de stress assim como poderiam repentinamente desaparecer se aquela situação que provocou stress tenha passado. Por isso, assim que fosse considerado sem risco de contaminação aquele israelita estaria livre para voltar a cultuar a Deus e conviver em sociedade.
Querido amigo muitas doenças que acontecem conosco e não sabemos bem a razão delas surgirem podem ser reflexo psicossomático de situações que nos deixam abalados. Você sabe bem o que é uma doença psicossomática? É um tipo de doença que reflete no exterior, no corpo ou na pele uma situação que vivemos internamente: uma depressão, uma mágoa, uma frustração, uma ansiedade, enfim uma série de sentimentos que guardamos em nosso exterior e que vez por outra transborda e se apresenta em nosso corpo de diversas maneiras.
Será que você mesmo já não experimentou uma situação igual a essa? Ou será que muitas vezes aquilo que aparece em seu corpo, como por exemplo, uma dor de cabeça não é reflexo de que algo não vai bem no seu interior? Lembre-se, nós cristãos podemos lançar toda a nossa ansiedade diante de Deus, pois ele tem cuidado de nós! Você tem experimentado essa bênção em sua vida?
Em 4º lugar, nos vs. 18-23 temos uma nova modalidade dessas doenças. Aqui o texto relata que depois do sacerdote fazer um exame cuidadoso, ao constatar que a doença penetrava além da epiderme, essa camada mais superficial da pele, essa pessoa era declarada impura. Essa inflamação que vai além da epiderme é o que conhecemos como furúnculo, onde há pus e, portanto, com possibilidade de contágio, tão séria é essa inflamação que se combate hoje em dia com antibióticos. Mas, se, entretanto a inflamação só estivesse na superfície da pele e fosse a cicatrização da ferida anterior, o seu portador depois de 7 dias de isolamento poderia ser considerado novamente puro.
Veja, que todo o cuidado tanto pela coletividade quanto pelo indivíduo eram tomados de forma muito séria e enérgica.
E, finalizando esta 1ª parte do capítulo...
Em 5º lugar, nos vs. 24-28 temos regulamentações sobre doenças ou inflamações ocasionadas pelas queimaduras. Uma queimadura que ficou infeccionada, que produzira um furúnculo e uma mudança na cor dos cabelos ou pelos da região provocaria também uma declaração de imundície por parte do sacerdote, pois este, provavelmente estaria suspeitando de uma degeneração subcutânea, isto é, uma degeneração das partes mais profundas da pele que certamente seria contagiosa. Entretanto, se depois de uma semana de isolamento e sob uma nova avaliação sacerdotal, fosse constatado que essa infecção se estabilizara então o sacerdote poderia declarar a pessoa novamente limpa. E aqui, novamente se vê o cuidado divino para com o povo em geral, para que não fosse vitimado por doenças epidêmicas, mas também se vê o cuidado divino para com o individuo que quisesse adorá-Lo, dando-lhe condições de retornar ao culto público.
Mas, querido amigo é certo que alguém considere esses procedimentos impiedosos para com os que estavam doentes. Talvez você mesmo que me ouve agora, talvez considere esse tratamento até desumano. Mas, antes de criticarmos essas recomendações e regulamentações temos que nos lembrar que o povo de Israel estava no deserto, num ambiente insólito. Iriam passar mais 38 anos no deserto e depois habitariam na Palestina, numa região quente em que há o favorecimento de doenças contagiosas, além do quê devemos também considerar que as condições higiênicas dos povos daqueles dias eram totalmente rudimentares. Por isso todas essas regulamentações. Deus estava protegendo o seu povo!
Mas, certamente, além desse aspecto que visava a saúde do povo, a higiene do povo e o bem-estar do próprio doente, temos que lembrar que havia o ensino espiritual em todas essas regulamentações, pois um dos significados do pecado na Bíblia é a lepra.
Assim, temos que considerar esse aspecto das lições espirituais que podemos extrair de textos como esse.
A partir de excelentes comentários produzidos por homens piedosos, podemos dizer que: em muitos pormenores, as leis sobre a lepra se assemelham a realidades espirituais sobre a contaminação do pecado. Os sinais são: 1)A lepra que começa com uma marca insignificante e cresce rapidamente pode ser comparada com a ação do pecado que é progressiva e estende-se pelas diversas áreas da vida; 2)Como a lepra separava o leproso das pessoas e de Deus que no arraial estava em meio ao seu povo, ela pode ser comparada ao pecado que nos afasta das pessoas e nos afasta de Deus que para os cristãos significa a perda da comunhão com Deus; 3)A lepra que se manifestava impregnada na carne pode ser comparada ao pecado que se manifesta impregnado em nossa velha natureza pecaminosa; 4)Os inchaços podem ser comparados com os pecados do orgulho e da arrogância; 5)Os furúnculos que estão cheios de pus podem ser comparados com a deformação causada pelo pecado da imoralidade e sensualidade; 6)A pele com manchas lustrosas pode ser comparada com o brilho da falsa religiosidade, isto é, com o pecado da hipocrisia; e, 7)A lepra que é repugnante e trabalhosa para ser curada pode ser comparada com o pecado que é abominável diante de Deus, que teve que mandar seu Filho unigênito para nos curar, nos salvar dos nossos pecados.
Um outro detalhe que devemos perceber é que a pessoa impura era colocada em separado da coletividade, não apenas para preservar a saúde de todo o povo, mas principalmente porque essa separação era causada porque Deus estava habitando com o seu povo no arraial, portanto, a imundícia, a morte não deveriam estar no mesmo ambiente em estava o Deus vivo e santo.
Querido amigo, chegamos ao final de mais um estudo. E, ainda é tempo de lembrar que Levítico é um livro sobre adoração, sobre a adoração a um Deus santo, e neste capítulo que fala sobre a lepra, simbolicamente tratamos sobre o pecado. É ... é isso mesmo. A lepra e os assuntos ligados ao corpo humano são os melhores símbolos da manifestação do pecado no coração do homem. Portanto, se quisermos adorar corretamente a Deus temos que nos desembaraçar do pecado, assim como o povo de Israel teve que se desembaraçar daqueles que tinham lepra.
Bom, chegamos ao fim desse tempo juntos.
Esperamos sua carta o e-mail.
Que Deus, o abençoe
Um abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário