quarta-feira, 30 de julho de 2014

Através da Biblia - Salmos 127.1-129.8


Salmos 127.1-129.8

Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". É com satisfação que chegamos até você para compartilhar os princípios da Palavra de Deus que temos aprendido através dos estudos que temos feito no livro dos Salmos. Como você que tem nos acompanhado continuamente sabe, o nosso projeto é desafiador. Planejamos estudar toda a Bíblia, os seus sessenta e seis livros analisando-a através de cada parágrafo. A finalidade desse estudo é adequarmos cada vez mais as nossas vidas à vontade de Deus. Inicialmente temos registrado em nossos encontros as correspondências que chegam de vocês compartilhando como tem sido a recepção programa e quais têm sido suas experiências com Deus através desse programa. Para nós é grande alegria podermos ter esse momento de comunhão. Registramos a carta que a MVP nos enviou da cidade Cachoeira Alta no estado de GO. Essas foram as suas palavras: "Pr Itamir, ouço todos os dias o Através da Bíblia. Já li a Bíblia toda, mas muitas vezes tinha dificuldades para compreender. Agora é diferente. Estou ouvindo agora os programas sobre os livros de Jó e Gálatas. É muito bom ouvir as suas explicações e os seus ensinos". Querido irmão, obrigado por essas palavras gentis. Como é bom ouvirmos sobre o valor do programa. Louvamos a Deus que nos faz seus instrumentos. O nosso Deus é maravilhoso! Porque ele quer abençoar os seus filhos, Ele usa aqueles que estão disponíveis em suas mãos. Assim nos colocamos como instrumentos em suas poderosas mão e somos gratos porque ele tem nos usado como seus instrumentos. Por isso oramos dando graças a Deus. E, é exatamente isso que quero fazer agora e, para esse momento eu convido a você e a todos os que me ouvem nesse momento. Vamos orar: "Senhor Deus e Pai, obrigado pela tua ação abençoadora sobre todo o teu povo. Obrigado porque tens abençoado e fortalecido a fé da tua filha. Obrigado porque tu nos usa como teus instrumentos para a edificação dos teus filhos e para a salvação daqueles que não conhecem Jesus. Conceda-nos Senhor que através do programa de hoje muitos possam ouvir a tua voz e serem encorajados em sua vida cristã. Senhor, oramos, em nome de Jesus, Amém!"
Querido amigo, hoje o nosso propósito é estudarmos mais três capítulos do livro dos salmos. Vamos estudar hoje os salmos 127, 128, 129 que ainda fazem parte dos chamados Cânticos dos Degraus.
Salmo 127
Titulo: A verdadeira prosperidade
Introdução: Este é ainda um dos salmos chamado de Cânticos dos Degraus. Embora o seu conteúdo possa não ser tão específico como os demais, ele ressalta a importância de reconhecermos a Deus como nosso bem maior. Ele, juntamente com o salmo que estudaremos a seguir é chamado também de “Salmo da família”. Mas o destaque que se faz em relação a esse salmo é que a sua autoria é dada a Salomão. E, se esse for o caso, o salmo, em seu conteúdo é muito marcante, pois os princípios que ele expõe foram os princípios que por não serem vivenciados levaram o rei Salomão a ter o desfecho de vida que teve. Conforme Kidner (2006, p. 451), o salmo menciona as três maiores preocupações do ser humano: a construção, a segurança e a criação de um lar. Mas, na vida de Salomão vemos que: 1) a sua edificação, tanto literal como figurada, se tornou desenfreada (1Rs 9.10, 19) 2) o seu reino se tornou uma ruína (1Rs 11.11), e, os seus casamentos se tornaram negações dos padrões impostos por Deus (1Rs 11.1).
Tema: O tema do Salmo é cativante, pois ao mencionar essas três grandes preocupações do ser humano: a construção, a segurança e a criação de um lar, o salmo mostra também que se nos empenharmos a respeito de qualquer uma dessas atividades e não contarmos com Deus, todo o nosso esforço será em vão. Por isso, o desafio da salmo para nós é muito claro:
Desafio: Qualquer empreendimento humano só será bem sucedido se contar com as abençoadoras ações de Deus.
Divisões: Encontramos aqui cinco verdades sobre as ações de Deus
1. A 1ª verdade é que o Senhor é o nosso grande protetor, vs. 1. A verdade de que o esforço humano é completamente inútil sem a presença e a bênção do Senhor, certamente, fazia com que os peregrinos em família, ao se dirigirem para Jerusalém pudessem constatar que todos os bens da vida são dádivas.
Se alguém tentar edificar a casa sem Deus, o esforço será em vão. Se alguém tentar proteger sua casa ou a cidade o esforço serão em vão. Essas dádivas vêm de Deus, pois sem ele qualquer esforço humano é totalmente vazio.
2. A 2ª verdade é que se não contar com Deus o homem se esforça inutilmente, vs. 2. Se aluem tentar levantar cedo e dormir tarde para ter melhores condições de vida, todo o esforço será em vão. Qualquer tentativa de abrigo, segurança e alimentação sem contar com a bênção do Senhor é fadada ao fracasso.
Mas, aos amados, Deus supre as suas necessidades, enquanto eles dormem, isto é, enquanto eles descansam, confiando no Senhor. Sendo este um salmo de Salomão, essa expressão “amado” merece ser destacada, pois em hebraico, Jedidias, o nome que lhe foi dado por Natã, que o criou, significava exatamente: o amado do Senhor (2Sm12.25). Certamente, o suprimento que Deus mesmo providencia é sempre muito superior àquele que o homem pode conseguir.
3. A 3ª verdade é que a bênção de Deus transmite vida, vs. 3. Os filhos são uma bênção dada pelo Senhor. Deus é o autor da vida, portanto é dele que vem a benção, vem a oportunidade e o privilégio para que o casal possa gerar filhos. Essa é de fato uma grande bênção, pois ao gerarmos filhos temos o privilégio de participar com Deus com Deus do ato da criação! Os filhos são herança, mas ao mesmo tempo são considerados uma recompensa. A recompensa é para aqueles que temem a Deus, conforme veremos a seguir (128.1).
4. A 4ª verdade é que as bênçãos do Senhor nos são úteis nas adversidades, vs.4. Durante a nossa jornada à eternidade enfrentamos muitas adversidades, muitos contratempos, muitas dificuldades. Nessas ocasiões, o apoio da família, a segurança, e, as sugestões e ações que os filhos nos dão são fundamentais.
5. A 5ª verdade é que as bênçãos divinas nos fazem caminhar com ousadia, vs 5 . Quando contamos com as bênçãos do Senhor sobre a nossa vida não ficamos envergonhados. Os peregrinos em família, dirigindo-se para Jerusalém podiam compartilhar como Deus os tinha abençoado através dos filhos.
Conclusão: Podemos imaginar que esse trajeto era percorrido por inúmeras famílias e todas iam cantando e compartilhando as bênçãos de Deus. Todos esses salmos dos Degraus eram entoados em louvor e gratidão ao Senhor. E, assim como eles tinham prazer em cultuar a Deus, como eles se preparavam conscientemente para o culto a Deus, com esses louvores e essas recordações, creio que nós também somos desafiados a reconhecer a bênção de Deus sobre todos os nossos empreendimentos.
Aplicação: Querido amigo espero que você aplique essas verdades em sua vida diária. Lembre-se sempre que o Senhor é o nosso grande protetor; que se não contar com Deus o homem se esforça inutilmente; que a bênção de Deus transmite vida; que as bênçãos do Senhor nos são úteis nas adversidades; e, que as bênçãos divinas nos fazem caminhar com ousadia.
XXXX
Salmo 128
Título: As bênçãos decorrentes do temor a Deus
Introdução: Este é mais um salmo dos Degraus, mas conhecido também, junto com o salmo 127, como salmo da família. Esses salmos, 120 a 134, eram também conhecidos como cântico de “romagem”, isso é, de romaria ou procissão. Era uma procissão voluntária, que acontecia na caminhada para Jerusalém, em direção ao templo nas ocasiões onde se celebrava os cultos de gratidão pelas bênçãos divinas sobre o seu povo.
Tema: Em palavras bem sucintas, numa frase resumida o tema do Salmo mostra que Deus abençoa o homem fiel, o homem que teme ao Senhor. Destaca-se nesse salmo que as bênçãos do Senhor sobre a vida pessoal, (1-2), sobre a vida do lar (3-4) e as bênçãos divinas sobre a comunidade (5-6) eram bênçãos inter relacionadas. Mas, sobretudo esse salmo destaca que essas bênçãos do Senhor eram destinadas àqueles que temem a Deus. Por isso, através dessa frase podermos entender o seu ...
Desafio: Somente quando tememos o Senhor podemos usufruir das bênçãos que só ele pode nos conceder.
Divisões: Encontramos nesse salmo cinco bênçãos que podemos usufruir ao temer o Senhor:
1. A 1ª é a bênção da felicidade de um andar seguro, vs.1. Deus abençoa o homem que o teme e que anda em seus caminhos. Temer a Deus, conforme já mencionamos anteriormente é ter consciência de que estamos constantemente na presença de Deus. É levar Deus a sério. É saber que por ele ser Onisciente e Onipresente ele tudo sabe e tudo vê, portanto vê a nossa conduta em nosso dia-a-dia, em nosso lar, em nosso negócio em qualquer relacionamento que mantivermos. Ele vê se andamos ou não nos seus caminhos. Isso é, ele vê como vai a nossa obediência, o nosso amor por sua palavra. E, quando ele vê que estamos agindo de acordo com a sua vontade ele nos abençoa com suas bênçãos celestes.
2. A 2ª é a bênção do trabalho produtivo, vs. 2 Aquele que teme o Senhor é abençoado no seu trabalho. As bênçãos de Deus sobre as nossas vidas, tem o objetivo que nessa também área possamos usufruir do nosso esforço, do nosso labor. É natural que quem trabalha, ao chegar ao final de um período receba o seu salário, a sua recompensa. Mas, o salmista está demonstrando aqui que além dessa recompensa natural, ao recebermos o pagamento pelo nosso trabalho, recebemos também a satisfação de ver que somos produtivos e em todas as áreas da vida, tudo nos irá bem, isto é, as nossas iniciativas serão abençoadas por Deus.
3. A 3ª é a bênção de um lar harmonioso, vs. 3. O quadro muda de figura, e a próxima imagem é uma seqüência natural. Depois da bênção de Deus na vida pessoal, agora a bênção de Deus recai sobre a família daquele que teme a Deus. A família daquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos é abençoada. São especificados a esposa e os filhos. A esposa comparada a uma videira simboliza a fertilidade e a alegria, transformando o lar num local agradável e abençoado, bem diferente da esposa infiel, cujos pés não param em casa (Pv 7.11). Os filhos comparados aos brotos da oliveira, sempre novos e verdejantes também simbolizam produtividade e longevidade. Assim, no lar daquele que segue os princípios e os mandamentos do Senhor a boa mão abençoadora do Senhor está sempre presente.
4. A 4ª é a bênção do temor renovado, vs. 4. É interessante que as palavras deste verso quatro são na prática uma repetição da primeira afirmação do salmo, no verso um. Seguindo as normas gramaticais da língua hebraica, encontramos aqui, na prática, um paralelismo. No verso 1 aquele que teme o Senhor é bem-aventurado. Aqui, no verso 4 aquele que teme o Senhor é abençoado. Essa repetição indica algumas verdades: 1) a seriedade imperiosa de temermos a Deus, de levarmos Deus a sério em todo o nosso viver. 2) a compreensão de bem-aventurança, que num significado simples quer dizer ser abençoado por Deus e, 3) a compreensão de abençoado, que também de modo simples quer dizer ser bem aventurado. Assim, as suas expressões: “bem-aventurado” e “abençoado” é ser feliz, com a felicidade que só pode vir de Deus.
5. A 5ª é a bênção da descendência continuada, vs. 5-6. A bênção para o homem fiel incluía a esperança da prosperidade de Jerusalém, pois, a capital de Israel era o centro dos negócios da vida nacional. Mas essa bênção incluía também a prosperidade de uma família com muitos descendentes. Ser abençoado com a vinda de netos era sinal da bênção de Deus sobre a vida familiar. Contemplar um neto significa constatar a bênção de Deus sobre a vida dos filhos, uma vez que a possibilidade de gerar um filho sempre foi e continuará sendo uma dádiva do Senhor.
Conclusão: Querido amigo, sem duvida esse é um dos salmos mais preciosos que temos, pois ele mostra o cuidado de Deus sobre as nossas vidas. Tanto na esfera pessoal, como na esfera familiar e até na esfera nacional, Deus está interessado em perceber o nosso temor a ele e, está disposto a nos abençoar grandiosamente.
Aplicação: Aplique essas verdades à sua vida avaliando-se se você tem experimentado dessas maravilhosas bênçãos do Senhor. Se você tem sido abençoado não esqueça de agradecer. Mas se você não tem contado com essas bênçãos de divinas, arrependa-se, peça perdão, tema ao Senhor e usufrua das bênçãos divinas.
xxxx
Salmo 129
Título: Lembranças importantes
Introdução: Aqui temos mais um salmo em que os peregrinos, caminhando em direção a Jerusalém, para as festas de celebração, oravam e cantavam sobre os mais diferentes assuntos. Não é possível sabermos com exatidão a data da composição desse poema, mas é bem provável que seja um cântico em que se recorda todas as dificuldades que Israel teve durante a sua jornada desde a libertação da escravidão egípcia até a invasão babilônica que levou os judeus para o exílio por um período de setenta anos. Certamente, depois de novamente livres, ao subirem para os cultos públicos em Jerusalém eles se recordavam também de como Deus os preservara até aquele momento.
Tema: Por isso o tema do salmo é muito objetivo: o povo de Israel oprimido, mas protegido por Deus relembra a sua história com seus inimigos, mas relembra também a boa mão de Deus na proteção que ele concede ao seu povo. E, assim, o salmo nos desafia a nunca esquecer as benéficas ações divinas:
Desafio: Mesmo tendo sofrido muitas aflições temos sempre que nos lembrar das libertações do Senhor.
Divisões: Neste salmo encontramos cinco lembranças que devemos preservar:
1. Lembramos do impedimento da vitória dos inimigos, vs.1-2. Ao longo da história, Israel sofreu opressão nas mãos de vários inimigos. Mesmo reconhecendo que o povo de Deus em muitas ocasiões, pecou, desobedecendo o Senhor, e atraindo sobre si a disciplina divina, certamente a angústia tomou conta de muitos israelitas que sofreram diversas afrontas sem compactuarem com os erros dos demais, mas embora sofressem essas angústias, o salmista celebra o Senhor, pois os inimigos não tiveram sucesso ao tentar destruí-lo. Nesse aspectos somos também desafiados a perceber e agradecer pelos livramentos que o Senhor nos concede. Ele impede a vitória dos nossos inimigos!
2. Lembramos das marcas da aflição, vs. 3. A história de uma vida, seja ela pessoal, de uma comunidade ou de uma nação sempre deixa marcas. E algumas vezes, além das marcas interiores, a história deixa mesmo algumas marcas físicas. Recordamos do passado com dor em nossas lembranças, pois elas nos trazem de volta os sentimentos dolorosos e sofridos que vivenciamos quando fomos atacados. Os traumas, as depressões, as tristezas são causadas por essas lembranças do passado. Mas, embora essa dor ainda se faça presente podemos sentir alivio, pois o Senhor é o nosso consolador.
3. Lembramos das poderosas ações de Deus, vs. 4. Podemos sentir alivio e consolo, pois Deus sempre salvou o seu povo e castigou os inimigos. E, essa é uma lembrança que nos encoraja no presente. Aquele mesmo Deus que atuou poderosamente no passado, certamente está conosco no presente.
4. Lembramos de expressar nossos sentimentos a Deus, vs. 5-7. Esses versos devem ser bem entendidos, como já temos mencionado algumas vezes. Essa palavras imprecatórias, em que o salmista extravasa o seu coração diante do Senhor pedindo dura punição contra os seus inimigos, não deve ser a oração cristã. Ao mesmo tempo podemos abrir o nosso coração diante de Deus, podemos revelar-lhe os nossos sentimentos, sabendo que ele Deus, fará diferença, deixando envergonhados os inimigos do seu povo.
5. Lembramos da amabilidade entre os abençoados, vs. 8. O salmo termina de uma maneira suave, pois a lembrança que conclui esse poema é especial. O salmista relembra que mesmo passando por dificuldades grandiosas, ele se lembrava do tratamento amável, carinhoso e alegre daqueles que passando pelo caminho do ceifeiro lhe deseja a paz, a paz do Senhor. É..., através dos pequenos gestos de amor, Deus ministra ao nosso coração usando os servos disponíveis para transmitir o seu consolo.
Conclusão: Querido amigo, não perca a oportunidade de ser grato a Deus. Relembre das tristes situações que você passou, relembre até daquilo que lhe parecia impossível de obter, mas não se esqueça de lembrar-se do cuidado, da proteção e da libertação que o Senhor lhe concedeu.
Aplicação: Você pode gastar alguns minutos agora? Ore agradecendo a boa mão de Deus sobre você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário