quarta-feira, 30 de julho de 2014

Através da bíblia - Gênesis 1

Gênesis 1
Amigo ouvinte, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia" com o objetivo de levar até você mais comentários da Bíblia, a Palavra de Deus. Você sabe que o nosso propósito é estudar a Bíblia com você, mas antes de tudo é encoraja-lo a persistir nesse alvo com a finalidade de que a sua vida seja transformada e você se capacite a proclamar a verdade de Deus para outros a quem Deus tem lhe dado a oportunidade de conviver. Antes, porém, vamos compartilhar com um leitor a sua carta que vem da cidade de São Luiz do estado do Maranhão. Ele nos diz o seguinte? "Este programa já faz parte da minha vida! O que mais me chama a atenção é a maneira como é conduzido, de forma simples, para que todos possam entender. Me sinto feliz e privilegiado pois tenho sido abençoado e aprendido muito com essas explicações...".
Amigo ouvinte muito obrigado por suas palavras. De fato o nosso desejo é sermos simples mas ao mesmo tempo profundos para que todas as riquezas da Palavra de Deus sejam conhecidas por nós e assim possamos pedir capacitação divina para que a apliquemos em nosso dia a dia. Ao agradecer você que nos escreveu queremos incentivas outros amigos a nos escreverem compartilhando as suas dúvidas e os seus pedidos de oração. Fique atento, pois ao final do programa você ouvirá o nosso endereço e assim poderá nos escrever.
Amigo ouvinte a Bíblia promete que quando buscamos fazer a vontade de Deus podemos ter certeza que Ele nos ouve. Por isso convido-o para o nosso momento de oração: "Pai querido estamos em tua presença agradecidos pela oportunidade de lermos a sua Palavra com total liberdade. Obrigado pela motivação que o Senhor nos dá de estudar a Sua Palavra. Ao abrirmos o teu livro sagrado, em Gênesis, fale conosco. Atende os teus filhos que nos ouvem. Oramos em nome de Jesus. Amém!
Amigo ouvinte, hoje nós vamos voltar ao primeiro capítulo do livro de Gênesis. Podíamos passar muito tempo estudando só esse primeiro capítulo do livro de Gênesis. Quando fez seu curso bíblico, conta o doutor Mc Gee, um professor seu levou um semestre inteiro somente neste primeiro capítulo do livro de Gênesis. E ele tinha planejado ensinar o livro todo durante aquele semestre. É... você pode pensar que vamos seguir o mesmo exemplo dele, mas garantimos que isto não vai acontecer conosco.
Você deve estar lembrado que, em nosso último estudo chegamos até o sexto dia da criação e agora vamos tratar com mais detalhes desse assunto tão importante: a criação do homem.
Veja o versículo vinte e seis (26). As suas palavras são as seguintes: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra." Aqui, amigo ouvinte, temos esta grande verdade bíblica, que, certamente interessa a todos nós. Temos aqui a criação do homem, do ser humano. E alguém pode perguntar: Como foi que o homem foi criado? Bem, no capítulo dois (2) de Gênesis teremos resposta a esta questão e teremos detalhes deste assunto quando chegarmos naquele capítulo.
O que vemos aqui é que Deus criou o homem a sua imagem, e conforme a sua semelhança. E o versículo vinte e sete (27) diz: "Criou Deus pois o homem, a sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." É... estamos diante do simples, mas do profundo fato da criação do homem. Esta é a terceira vez que a palavra "bará" aparece neste capítulo.
Como já dissemos o significado dessa palavra hebraica quer dizer: "Criar do nada".
Amigo ouvinte, como você pode ver, o homem aqui foi criado por Deus. Aqui o homem aparece como sendo alguma coisa nova, algo criado por Deus. A palavra aqui usada é a mesma que encontramos no versículo um (1) deste mesmo capítulo do Gênesis quando Deus criou o universo físico. No versículo vinte e um (21) Deus criou a vida animal, e agora no versículo vinte e sete (27) deste primeiro capítulo de Gênesis temos Deus criando novamente e dizendo: "Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança."
Como podemos notar, querido amigo, por meio deste primeiro capítulo de Gênesis, Deus não fala, a Bíblia não fala a respeito de todas as coisas que foram criadas. Muitos detalhes não foram incluídos. No princípio criou Deus o céu e a terra. E isto é tudo o que temos a respeito da criação do Universo. É tudo quanto Deus nos diz sobre a sua criação. E isto é tudo quanto nós conhecemos a respeito da criação. A Bíblia poderia ter dado mais detalhes sobre a criação do Universo e de toda a terra com suas criaturas, mas ela não diz.
Assim, também, em relação a criação do homem nem todos os detalhes foram dados através da revelação divina. Mas, mesmo assim nós notamos, no capítulo dois (2) que a Bíblia apresenta vários pormenores a respeito da criação do homem. E você quer saber por que? Porque este livro é escrito para o homem, e Deus quer que nós, seres humanos, saibamos qual a nossa origem, qual a origem da nossa vida e como nós surgimos nesse planeta.
Através desta explicação que a Bíblia dá sobre o homem, Deus parece estar dizendo ao homem o seguinte: "Gostaria que você prestasse atenção para a sua própria criação, e não para as especulações a respeito da criação do universo".
Amigo ouvinte, é maravilhoso, lermos a história do homem neste livro de Gênesis. Esse relato se torna mais interessante quando lemos que Deus deu ao homem o domínio de tudo quanto fora criado na terra. Observe o final do versículo 26: "...tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra..." e assim também no versículo 28 a Bíblia reforçando o domínio que Deus deu ao homem.
Adão não foi feito para ser um jardineiro apenas, apenas para cultivar o jardim do Éden. Deus deu a ele autoridade sobre tudo, sobre a terra. Não podemos conceber algo tão maravilhoso quanto isto. Depois da criação do homem a transferência do domínio sobre todas as coisas mostra o valor que Deus deu ao ser humano. Mas é inegável o destaque que a Bíblia faz quando relata que o homem foi criado à imagem de Deus. Esse destaque é importante. Mas, o que isto significa? O que significa o homem ter sido criado a imagem e a semelhança de Deus?
Podemos dizer que, sendo o homem criado a imagem de Deus, e sendo Deus um Deus trino, podemos entender que o ser humano foi formado por três aspectos essenciais. Mas, certamente, muitos dos que nos ouvem podem perguntar: Isto quer dizer que o homem é um ser constituído pelos elementos físico, racional, e espiritual? O homem é um ser físico, racional, e espiritual? A resposta é sim. É dessa maneira que podemos explicar a constituição do homem. Entendemos que essa pode ser a verdade. Mas, nós conversaremos mais amplamente sobre esse tema quando chegarmos ao capítulo dois (2).
Mas, enquanto isso, não podemos deixar de citar agora o apóstolo Paulo em sua primeira (1a) carta aos Tessalonicenses 5.23 quando diz: "O Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma, e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo". Ora pelo fato de ser o homem uma pessoa é possível entende-lo como pessoa auto-conciente. Ora, sendo o homem auto-consciente, pode fazer as suas opções, pode tomar as suas decisões. O homem é um ser moralmente livre. Isto é algo que caracteriza a humanidade. Isto é perfeitamente confirmado pelo fato do homem ser criado a imagem e semelhança de Deus.
Amigo ouvinte, temos considerado essas declarações da Palavra divinamente inspirada que criou Deus o homem a sua imagem e semelhança. Homem e mulher os criou. Mas como dissemos, no primeiro capítulo de Gênesis não temos muitos detalhes a respeito de como o homem e a mulher foram criados. A razão dessa afirmação já apresentamos, isto é, Deus não teve o propósito de nos dar os detalhes a respeito da criação deste grande universo no qual estamos, se Ele o tivesse, então A Bíblia daria alguma explicação em capítulos posteriores a respeito dos detalhes da criação como aconteceu em relação à criação do ser humano em que os detalhes aparecem no capítulo dois (2) que estudaremos nos próximos programas.
Percebemos então que os versículos finais do primeiro capítulo de Gênesis compõe a parte final da narrativa bíblica seqüencial sobre a criação. A Bíblia não dedica nenhum espaço maior para explicar algo a respeito da criação da terra ou do Universo, com exceção de alguns versículos isolados aqui ou ali.
Isto é significativo porque as palavras que destacamos até agora merecem toda a nossa atenção, pois a Bíblia declara de maneira inequívoca que Deus criou toda a natureza do nada. Com exceção do ser humano que foi criado do pó da terra, cada animal, cada ser criado foi criado conforme a sua espécie, criado do que não existia.
Portanto é pela fé que entendemos que os mundos foram criados por meio da Palavra de Deus. As coisas que vemos, as coisas visíveis foram criadas pela Palavra de Deus, daquilo que não existia antes. Deus criou tudo do nada. Mas, alguém pode perguntar: como foi isso? Para ser sincero temos que admitir que é difícil explicar o quê e como tudo aconteceu.
Enquanto nós temos uma alternativa que é crer, é importante destacarmos para o seu conhecimento que os cientistas, com todas as hipóteses (sejam elas as fixistas ou evolucionistas), também não explicam, a origem do homem e das diferentes espécies de animais, aves, répteis e pássaros. As diversas teorias não conseguem responder como do nada pode ser criado alguma coisa.
Creio que nesse ponto é necessário alistarmos algumas dessas teorias a que nos referimos para que você possa pelo menos saber que elas existem e o que elas afirmam. Então de modo bem resumido gostaria de mencionar algumas delas.
Dentro da família das hipótese fixistas encontramos a teoria da geração espontânea, originalmente divulgada por Aristóteles, influenciado por Platão considerava os seres vivos eram constantemente formados a partir da matéria não viva e estavam organizados numa "escala natural" na qual não teriam a possibilidade de alterar as suas características, passando ou originando outras espécies. A outra teoria fixista é o criacionismo, que apresenta Deus como criador de todas as espécies, animais e vegetais através de um único ato e, que, a partir desse momento as espécies permaneceriam imutáveis, sendo qualquer imperfeição resultado das condições ambientais.
Dento da família das hipóteses evolucionistas, também chamada transformistas, a partir do século XVIII (18) influenciadas pelas ciências sistemática (estudo da classificação dos organismos) e paleontologia (estudo dos fósseis), encontramos a teoria de Maupertuis que considerava todos animais originados de uma mesma fonte original, sendo que as alterações seriam erros genéticos na reprodução. Também temos a teoria do conde de Buffon, Georges Leclerc, que afirmava que o surgimento das várias espécies seria ocasionada pelas variações geográficas e alimentares do local para onde as espécies teriam migrado. Depois temos a teoria de Cuvier que em 1799 afirmava que as espécies foram sendo transformadas em razão das catástrofes glaciais, dos dilúvios e dos terremotos. Os seguidores de Cuvier levaram essa teoria ao extremo dizendo que todas as espécies foram destruídas, sendo depois repostas por novos atos da criação divina. Além dessas teorias, podemos mencionar Lamarck e em 1859 a teoria evolutiva de Charles Darwin também conhecida como teoria da seleção natural que afirmava de modo geral a existência de uma "luta pela vida" e a sobrevivência dos elementos mais fortes e mais capazes de cada espécie. Bom, amigo ouvinte, poderíamos mencionar muito mais, mas cremos que a apresentação de algumas dessas teorias já é suficiente para que você perceba as inúmeras tentativas humanas em explicar a origem de toda a criação, por não aceitarem o relato bíblico da criação divina.
Mas a Bíblia afirma que Deus criou o ser humano, e esta é a grande verdade. Deus criou o homem do nada. É esta a grande verdade que vamos encontrar novamente no capítulo 2 com maiores detalhes.
No versículo 28, após Deus haver criado o homem e a mulher, disse-lhes: Sêde fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra, e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre todo animal que rasteja pela terra." Gostaria de olhar ligeiramente estas palavras: "Sêde fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra." Aqui estamos diante de um assunto que para alguns é um tabu. Isto é, um assunto sobre o qual não se deve falar, pois envolve o sexo.
Amigo ouvinte, você sabe que ainda existem muitas pessoas que se escandalizam com esse assunto e crêem que este assunto é imoral e não deve ser tratado publicamente. Quero que você que talvez tenha essa opinião e está ouvindo o nosso programa me dê licença para dizer o seguinte: é a própria Bíblia que está apresentando o assunto.
Alguns ouvinte talvez tenham a impressão de que Deus deu às suas criaturas algo perigoso, algo realmente impróprio, o sexo. Mas, afinal, o que é o sexo? O sexo é a parte que Deus deu às suas criaturas para que se reproduzissem, para que se multiplicassem.
Encontramos no primeiro livro da Bíblia, no Gênesis, Deus abençoando e ordenando às suas criaturas que fossem fecundos, isto é, que se multiplicasse e enchessem o mundo, isto é que povoassem o mundo e a maneira pela qual isso iria acontecer seria através dos aparelhos reprodutores de cada ser, conforme a sua espécie, e, para que isso acontecesse o sexo deveria ser usado corretamente.
Amigo ouvinte, é verdade também que temos muita gente falando sobre o sexo em nossos dias. Muitos que pertencem a chamada Nova Geração, pensam que foram eles que descobriram o sexo. Eles acham que fizeram uma grande descoberta, mas como estamos vendo aqui no livro de Gênesis, Deus falou sobre este assunto bem no início da história humana.
Muitos olham para o sexo com medo, ou como sendo alguma coisa indigna, mas como vemos, amigo ouvinte, a Bíblia narra que Deus criou o homem dando-lhe a ordem e as condições para se reproduzir, isto é algo maravilhoso, pois é uma das maneiras de também participarmos da criação divina. Você já pensou nisso? Essa é uma verdade maravilhosa. Mas, muitos têm transformado o sexo numa coisa degradante, sendo inclusive assunto de exploração obcena em revistas, em livros, nos diversos ramos das artes. Isto é revoltante é repulsivo. Muitos estão corrompendo aquilo que Deus criou com bons propósitos.
Tudo o que Deus criou é puro, e com esta pureza deve ser usado. Não se deve corromper aquilo que Deus criou com uma finalidade tão elevada. O homem como ser moral tem uma responsabilidade moral distinta. Ele é a imagem de Deus. Agora note um ponto importante. Deus ordenou ao homem criado, à sua imagem, à sua semelhança que enchesse a terra, isto é, que se reproduzissem. "Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra".
Amigo ouvinte, no versículo 31 lemos que: viu Deus tudo o que fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia". Ora se Deus depois de ter feito a sua obra criadora entendeu que estava tudo muito bom, quem somos nós, seres humanos criados de contradizer o nosso Criador? O correto é aceitar pela fé que tudo quanto foi feito foi feito por um Deus perfeito!
Mas agora, amigo ouvinte estamos chegando ao final de mais um programa e vale a pena recordarmos o que aprendemos hoje. Entre muitas coisas que podemos destacar neste estudo, enfatizamos a unidade, o poder, e a personalidade de Deus. O apóstolo Paulo diz na sua epístola aos Romanos, capítulo 1, versículo 20 que, os atributos invisíveis de Deus assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas". Neste capítulo um encontramos a negação da eternidade da matéria. Mas, também no capítulo que estamos focalizando é negado o fatalismo, pois Deus criou o ser humano livre e responsável.
Amigo ouvinte, muito obrigado por sua atenção. Nossa expectativa é que este estudo tenha sido proveitoso para você. Convido-o a estar conosco no próximo programa e que Deus os abençoe ricamente!
© 2014 Através da Biblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário