quarta-feira, 30 de julho de 2014

Através da Bíblia Gênesis 13

Gênesis 13
Olá amigo, é um grande prazer estar novamente com você para iniciarmos mais um programa da série "Através da Bíblia". Quero iniciar este programa agradecendo a audiência que você nos dá, dedicando essa meia-hora diária para juntos estudarmos a Palavra de Deus. Somos gratos também a Deus pela oportunidade de abrimos Sua Palavra e extrair dela os princípios para as nossas vidas.
Temos também a alegria de destacarmos uma carta que chega até nós testemunhando do valor desse programa e, hoje quero destacar a carta que vem de Itupiranga do estado de Paraíba. Essa ouvinte diz o seguinte: "É com muita alegria que venho expressar o quanto a RTM tem proporcionado bênçãos a minha vida e do meu esposo. Conheço a RTM há 17 anos, quando aceitei o Senhor Jesus. Por acaso ouvi o programa Através da Bíblia e foi marcante. Me apaixonei pela Palavra de Deus. Aqui na zona rural as igrejas são carentes de ensino bíblico e fortalecemos a nossa fé. Sempre oro por todos daí". Querida irmã, obrigado por sua carta e por suas orações. Continue intercedendo junto com seu esposo em favor do nosso programa. A nossa tarefa é de grande responsabilidade. Por isso, agora mesmo, quero convidá-lo a buscarmos a presença de Deus. Vamos orar: "Pai de amor, adoramos o teu nome por quem tu és. Obrigado porque és santo e justo. Louvamos o teu nome pelo que tu fazes. Obrigado pela bênção de estudarmos a Tua Palavra. Deus, abençoa a cada um de nós que estamos diante do Senhor. Tu sabes as nossas necessidades. Ilumina-nos também com o teu Espírito durante este tempo de estudo da Tua Palavra. Pai, oramos em nome de Jesus Amém"!
Querido amigo, para hoje, o nosso alvo é estudar todo o capítulo treze (13). São apenas dezoito versículos, mas de um conteúdo muito especial, porque veremos neles a continuação da peregrinação de Abrão, o patriarca chamado por Deus para dar origem a nação israelita. E, foi através de Israel que o próprio Deus traria 2.000 anos depois o Senhor Jesus com a missão de tornar-se o único mediador entre Deus e os homens. Sim, foi através de Jesus e, é só através de Jesus que o ser humano pode novamente ter comunhão com Deus! Que grande bênção! Eu e você podemos ter comunhão com Deus, através de Jesus Cristo!
Mas, antes de entrarmos no estudo do capítulo 13 vamos recordar um pouco aquilo que tínhamos visto na primeira etapa da vida de Abrão, quando foi chamado por Deus. Você se lembra que mencionamos que apesar dele ser considerado o Pai da Fé, ele foi um homem igual a nós, sujeito aos mesmos revezes que muitas vezes se abatem sobre nós? É isso mesmo! Os grandes heróis da Bíblia foram pessoas de carne e sangue, assim como nós e, muitas vezes falharam, pecaram, se desviaram dos caminhos do Senhor. Mas, por terem perseverado, por terem mantido a fé e o olhar no Senhor, eles obtiveram da parte de Deus a justificação, tornando-se assim modelos para todos os crentes de todas as épocas e todos os lugares. É isso que nos faz continuar firmes. E, espero que isso também te dê motivação suficiente para continuar firme em sua vida cristã. Deus conhece o nosso coração. Deus conhece as nossas motivações e Ele é misericordioso. Ele quer ter comunhão conosco!
Como tivemos oportunidade de ver em nosso último programa, Abrão desceu ao Egito fugindo da fome. Você está se lembrando desse episódio? Abrão fugiu da terra de Canaã para onde Deus o levou, dizendo que lhe daria aquela terra. Era a terra da promessa. Era a terra de leite e mel. Mas, havia uma grande fome em Canaã. Abrão, então resolveu sair de lá, sem a ordem de Deus. Abrão, o pai da fé, o gigante da fé, refugiou-se no Egito, que é símbolo do mundo. Sendo Sarai muito bonita, de boa aparência, o Faraó interessou-se muito por ela. E Sarai foi levada para a casa de Faraó, a fim de ser preparada para ser mulher do rei. Enquanto isso, Abrão, por causa desse futuro casamento foi sendo bem tratado por Faraó e recebeu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos, tornando-se ainda mais rico. Que situação delicada, não é mesmo? Tudo porque Abrão queria proteger a si mesmo. Porém, Deus interveio, isto é, se interpôs naquela situação e puniu a Faraó, revelando a ele que Sarai era a mulher de Abrão. O Faraó chamou e repreendeu a Abrão e o mandou embora do Egito com tudo aquilo que ele possuía. Veja, prezado amigo que apesar de Deus não fazer nenhum contato com Abrão durante toda aquela estada no Egito, mesmo assim, Ele não abandonou seu servo. Porque na hora exata Deus fez aquela intervenção maravilhosa, confirmando assim, aquilo que diz o apóstolo Paulo em 2Tm 2.13: "mesmo quando somos infiéis, Deus permanece fiel"! Você tem experimentado essa fidelidade de Deus? Agradeça a Deus porque nEle podemos confiar completamente!
Bom, depois de recordarmos essa experiência libertadora de Abrão, vamos olhar com atenção para o capítulo 13 de Gênesis e continuar aprendendo com Abrão.
Nos versos 1 a 4 lemos essas palavras: "Saiu, pois, Abrão do Egito para o Neguebe, ele e sua mulher, e tudo o que tinha, e Ló com ele. Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até ao lugar onde primeiro estivera a sua tenda, entre Betel e Ai, até ao lugar do altar, que outrora tinha feito; e aí Abrão invocou o nome do Senhor".
Querido amigo, você notou que é possível percebermos aqui que depois da sua queda, depois do seu fracasso, Abrão se voltou novamente para Deus. Creio que você concorda comigo que é maravilhoso termos um Deus a quem podemos voltar depois que sofremos revezes. Como já dissemos, o nosso Deus é o Deus das oportunidades, das novas oportunidades! Anime-se! Confie! Conte sempre com Deus! O nosso Deus é misericordioso!
Mas, vamos adiante, os versos 5 a 7 dizem o seguinte. "Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gados e tendas. E a terra não podia sustenta-los, para que habitassem juntos, porque eram muitos os seus bens; de sorte que não podiam habitar um na companhia do outro. Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e ferezeus habitavam a terra." Fruto da bênção de Deus, ambos possuíam muito gado, muitos animais, muitos bens. É isso, mas, o crescimento pode causar problemas. São as crises do desenvolvimento. Os pastores que cuidavam dos rebanhos de ambos, começaram a brigar. Abrão e Ló não podiam mais habitar junto porque eram muitos os seus bens. Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. Aqui estão dois homens ricos em dificuldades. Ambos eram tementes a Deus. E, aqui temos um problema que deveria ser evitado. Era um mau exemplo para os que não temiam a Deus, para aqueles que habitavam aquela terra. Os pagãos poderiam dizer: "Eles não tem condições de viverem juntos. Já saíram daqui para o Egito e agora chegaram brigando, apesar de terem levantado um altar ao Deus vivo e verdadeiro". Com esse tipo de problema os habitantes daquela terra não podiam se impressionar mais com Abrão. Isto nos lembra, querido amigo, o grande perigo que os crentes podem enfrentar na sua vida cristã. Temos a responsabilidade de testemunhar de que somos um em Cristo. Temos que mostrar que somos unidos. Mas, as igrejas internamente vivem unidas? Existe harmonia e comunhão entre todos os crentes? Não existem contendas, prejudicando o testemunho da igreja, diante do mundo? Muitos crentes tem parentes descrentes e às vezes esses parentes vivem a vida toda sem se converterem. Por que? Será que o testemunho cristão mostra o poder do evangelho de Cristo? Abrão levantou um altar ao Deus vivo, mas depois estava enfrentando um problema de relacionamento. Vemos que a viagem de Abrão ao Egito lhe rendeu muito dinheiro, mas também alguns problemas. Basta dizer que, além das riquezas, Abrão trouxe também do Egito uma empregada chamada Hagar, conforme lemos em 16.1, mas, sobre esta empregada nós falaremos depois. Aqui vemos que a riqueza trouxe problemas para Abrão e Ló. Tinham agora que viver separados. Essas contendas deveriam ser evitadas para não escandalizar os habitantes de Canaã. Mas, antes de tudo, para não ofenderem ao próprio Deus, a quem eles invocavam o nome.
Mas, no versículo 8, procurando evitar outras contendas, o próprio Abrão, sugeriu uma divisão. Disse Abrão a Ló: "Não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados." Aqui está, prezado amigo, o grande patriarca, procurando solucionar um problema com sabedoria. Eis o que disse Abrão, no verso 9: "Acaso não está diante de ti toda a terra? Peço que te apartes de mim. Se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita, irei para a esquerda." Aqui, podemos ver sinais do caráter de Abrão. Ele ofereceu a Ló, seu sobrinho, a oportunidade de escolher. Disse que Ló poderia escolher qualquer lado, e ele ficaria com o lado que Ló rejeitasse. Esquerdo ou direito, qualquer que ele escolhesse, para ele estaria bem. Diz o versículo 10: "Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, e que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar." Querido amigo, você percebe como Ló foi bem esperto? Ló se aproveitou da generosidade do seu tio Abrão. Depois de levantar os seus olhos para examinar a terra, Ló fez a sua escolha. Assim, lemos nos versos 11 e 12: "Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro. Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló nas cidades da campina, ia armando as suas tendas até Sodoma".
Mas, amigo, preparando-nos para o final desse programa é importante destacarmos essa escolha de Ló. Como vemos, Ló se apressou muito, e parece que não fez uma boa escolha. Ele olhou só para os pastos verdes da campina. Mas, diz o texto que ele foi armando sempre as suas tendas cada vez mais próximo de Sodoma. Pouco a pouco ele foi se aproximando daquela cidade pecadora. E aproximar-se daquela cidade era um perigo, porque o versículo 13 relata: "Ora, os homens de Sodoma eram homens maus e grandes pecadores contra o Senhor". Ló, prezado amigo, não se importou muito com isto, ou então, ele estava tão interessado na sua fonte de lucro que não deu a devida atenção para o aspecto espiritual de sua decisão. Será que ele ignorava os perigos morais a que estaria exposto ele e a sua família? Possivelmente os negócios eram prioridade para Ló e, não demorou muito para que ele e toda a sua família estivessem morando na cidade de Sodoma, conforme 14.12. Você concorda comigo que essa foi uma decisão infeliz de Ló? Quando priorizamos os bens materiais e não a nossa relação com Deus colhemos resultados desastrosos.
Mas, vamos seguindo no texto. No versículo 14 lemos o seguinte: "Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente". Esta, prezado amigo, era a terra que Deus dava a Abrão, e a partir desse momento, os limites da terra prometida foram sendo demarcados. Abrão estava diante da terra que Deus lhe havia prometido. Mas, será que aquela terra era realmente a terra da promessa? Quando ele olhou para todos os lados, identificou como sendo a sua verdadeira pátria? O livro de Hebreus sugere que não. Aquela terra era real, mas ao mesmo tempo era apenas uma sombra da verdadeira pátria de Abrão. Quando lemos Hb 11.10, vemos que a cidade de Abrão, como também a nossa cidade também é outra. Nada existe neste mundo que se possa comparar com a cidade celestial. E por isto, nós suspiramos com ela. É a pátria realmente amada, onde não haverá mais dor, choro nem lágrimas. Nós almejamos estar na presença de Deus!
Nos versos 15 e 16 lemos o que Deus continuou falando a Abrão: "Porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência". Que promessa maravilhosa, não é mesmo? E isso de fato aconteceu. Sabe como? Através dos israelitas; através dos ismaelitas, futuros descendentes de Abrão, e, certamente, através de todos os cristãos, crentes, filhos na fé de Abraão. Deus é maravilhoso em sua promessas!
O versículo 17, diz assim: "Levanta-te, percorre esta terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei". É interessante, prezado amigo, notarmos a confirmação da promessa feita em 12.1; 7; 13.15 e de novo nesse verso, 13.17. Foram 4 vezes que Deus prometeu dar a posse de Canaã para Abrão.
Mas, passemos agora para o versículo 18, que finaliza assim este capítulo 13: "E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao Senhor".
Aqui estamos novamente vendo Abrão edificando um altar ao Senhor. Diante dessas quatro afirmações do Senhor. Abrão, também por quatro vezes levantou um altar para adorar o Senhor, como vimos em 12.7; 12.8; 13.4 e, aqui em 13.18. Por onde quer que ele passasse, ali levantava ali um altar deixando, assim, o seu testemunho. Esse lugar onde Abrão levantou seu altar, é maravilhoso. Manre quer dizer "riquezas", enquanto Hebrom quer dizer "comunhão". Aquele era um lugar maravilhoso para se morar e quem testemunha disso é o Dr. Mc Gee, que esteve exatamente naquele mesmo lugar onde Abrão ergueu as suas tendas. Abrão levantou o altar ao Senhor num lugar maravilhoso para se ter comunhão com Deus. Foi nesse lugar maravilhoso que Abrão habitou e foi ali também que depois de muitas outras experiências com o Senhor o grande patriarca foi enterrado conforme veremos em 25.9. Esse era o lugar para onde Deus o tinha dirigido.
Querido amigo, temos visto neste programa algumas lições importantes que iremos destacar para que você possa fixar na sua mente. Vimos que Abrão, o pai da fé cometeu várias falhas na sua vida, mostrando assim, que ele também era humano, mas apesar disto Deus o amava, e a própria Bíblia, a Palavra de Deus, o chamou de "o amigo de Deus" conforme 2Cr 20.7; Is 41.8; e Tg 2.23. Entre aquelas falhas mais sérias, está a de ter ele descido ao Egito em desobediência a Deus. Ele tinha de ficar na terra onde o Senhor o havia posto e, pela fé vencer os obstáculos e conseguir o suprimento necessário. O cristão deve viver pela, e não segundo as possibilidades que mundo oferece. Temos que fazer o que é necessário no sentido de conseguir suprir nossas responsabilidades mas, não usando qualquer meio, ou qualquer método que contrarie a vontade de Deus.
Outra lição é considerarmos a questão da riqueza. Abrão voltou do Egito rico. A riqueza, meu prezado amigo não é um mal em si, mas também, não é um bem. Ela é neutra. Pode ser um mal e pode ser um bem. Depende do uso que fazemos dela. Depende do homem que a possui. A riqueza, provavelmente não foi um problema para Abrão, mas suscitou sérios problemas, porque, como vimos, surgiram contendas entre os seus pastores e os pastores de Ló. E finalmente podemos encerrar o nosso programa lembrando da atitude de discernimento, de bom senso e de generosidade de Abrão quando deixou Ló escolher o melhor da terra para o desenvolvimento do seu patrimônio.
Abrão é de fato um exemplo para todos nós. Com experiências negativas e positivas podemos olhar para Abrão e percebermos que em resumo a sua vida de confiança em Deus é um desafio para todos nós, pois, como diz Habacuque 2.4: "O justo viverá pela fé".
Amigo, chegamos ao final de mais um programa e somos agradecidos por sua companhia. Anote o nosso endereço que logo vai ser anunciado e escreva dizendo a sua impressão sobre o estudo de hoje. Oramos para que esse programa tenha servido para a sua edificação.
Espero encontra-lo no próximo programa. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário