quinta-feira, 31 de julho de 2014

Através da Bíblia - Levítico 10

Levítico 10
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Para nós é motivo de alegria sabermos da sua companhia conosco. Obrigado porque você tem nos acompanhado no estudo sistemático que fazemos da Palavra de Deus. Estamos estudando Levítico e hoje vamos considerar o capítulo 10. Por isso sugiro a você abrir a sua Bíblia e me acompanhar no estudo da Palavra de Deus. Depois você pode escrever compartilhando como o programa chega até você. E é exatamente isso que o JGS de Fortaleza, estado do Ceará, fez, escrevendo essas palavras: "É com imenso prazer que escrevo esse email... pois sou ouvinte há muito tempo desse abençoado programa. Dou graças a Deus por esse ministério, agora com o Pr Itamir Neves. Parabenizo a RTM por disponibilizar as mensagens do dia e as anteriores no site... que bênção... Agora posso ouvi-las em meu computador pois não tinha acesso via rádio local ". Querido amigo essa é de fato uma grande bênção. Desejamos que através desse programa muitos sejam abençoados e desafiados a viverem de modo cada vez mais agradável a Deus. Muito obrigado por suas palavras de incentivo. Agora, quero convidá-lo àquele momento importantíssimo do nosso programa, quando buscamos a presença do Senhor. Vamos orar: "Pai amado, somos gratos por tua companhia conosco e por tua misericórdia. Como tu conheces a necessidade de cada um de nós, pedimos o teu suprimento. Pai necessitamos da iluminação do teu Espírito. Que o Senhor fale a cada coração. Oramos e pedimos isso em nome de Jesus. Amém!"
Querido amigo hoje temos diante de nós os 20 versos do cap. 10 de Levítico. Como já mencionamos anteriormente este é o último capítulo que retrata a 2ª parte do livro de Levítico, onde vemos o inicio do sistema sacerdotal. No cap. 8 vimos a consagração de Arão e seus filhos, no cap. 9 vimos Arão e seus filhos atuando oficialmente pela primeira vez e hoje ao estudarmos este cap. 10 veremos alguns outros episódios que certamente trarão implicações práticas para as nossas vidas. Para aproveitar de todo o conteúdo do capítulo 10 vamos dividi-lo em 5 seções, ok? Vamos a elas:
Em 1º lugar, nos vs.1-5 temos a narrativa do pecado e da morte de Nadabe e Abiu. Sobre esse episódio é necessário analisá-lo em detalhes: 1)Os dois filhos mais velhos de Arão pegaram os seus incensários, isto é, vasos cerimoniais que continham brasas acesas, usadas para queimar o incenso e o trouxeram diante do Senhor. 2)Este incidente se deu logo depois do dia da dedicação e da glória revelada e do fogo que consumiu os sacrifícios, demonstrando que Deus tinha aceitado as ofertas. 3)A ofertarem um fogo “não ordenado” ou um fogo estranho ao Senhor, Nadabe e Abiu agiram mal: ou por ignorância ou por irresponsabilidade, o fato é que agiram erroneamente. 4)O pecado, provavelmente derivava do fato do incenso ter sua fabricação proibida pelo Senhor, cf. estudamos em Êx 30.34-38 onde lemos que até cheirar era proibido. Ora se era proibido até cheirar, certamente apresentá-lo ao Senhor não era admissível. Uma outra possibilidade é o pecado pode ter ocorrido por não terem tirado a brasa do altar de bronze, cf. Lv 6.12-13. Ou ainda esse ato pode ter sido considerado pecado porque essa ação deveria ser feita pelo sumo-sacerdote e não pelos sacerdotes normais. 5)De qualquer maneira Nadabe e Abiu puseram fogo por vontade própria, sem se preocuparem em obedecer as ordens de Deus a esse respeito. O pecado deles foi muito sério e, eles foram consumidos pelo fogo que saiu diante do Senhor. 6)Moisés interpretou o acontecimento mostrando que a santidade de Deus não poderia ser desrespeitada por quem quer que fosse. O fogo que tinha aparecido antes como aprovação, mostrando a glória de Deus agora era usado para punir o pecado mostrando o juízo de Deus. Diante dessa explicação Arão se calou, admitindo que o ato de Nadabe e Abiu fora um grande erro. 7)Este parágrafo termina mostrando Moisés tomando as providências para manter o lugar totalmente puro. Misael e Elzafã eram também levitas, filhos do tio de Arão e, como parentes próximos tiveram a tarefa de tirarem os corpos para fora do arraial.
Querido amigo, esse episódio foi uma contundente advertência para os sacerdotes, demonstrando a necessidade de obedecerem completamente as orientações do Senhor. E quanto a nós? O que esse episódio pode nos mostrar? Assim como aconteceu com Ananias e Safira bem no inicio da igreja primitiva, cf. At 5.1-11; assim como aconteceu com cristãos em Corinto, cf. 1Co 11.30 temos que nos lembrar que pertencendo a nova comunidade, devemos manter o padrão de santidade, pois o nosso Deus é Santo.
Em 2º lugar, nos vs.6-7 temos a ordem de não haver lamento pela morte dos pecadores. Mas por que Arão e seus filhos não poderiam lamentar as mortes dos seus queridos? A resposta se encontra no cap.21.10-12 onde era proibido ao sumo-sacerdote e aos demais sacerdotes conduzirem atos de lamentação. Eles não deveriam apresentar-se descabelados, não deveriam rasgar suas vestes, não deveriam aproximar-se de cadáveres, pois tinham recebido o óleo da unção. Assim como foi orientado a Arão e a seus filhos, qualquer um de nós chamados para o serviço do Senhor devemos dar toda a prioridade a Ele não nos esquecendo das palavras de Jesus em Mt 8.21-22 àquele que queria primeiro sepultar seus pais para depois segui-lo. Arão não podia manifestar sinais de luto, cf.13.45 ou sentimentos de dor, sofrimento e frustração, pois sendo o representante de Deus ao povo não era coerente demonstrar sentimento contrário ao julgamento e às ações divinas. E ainda mais, cf. o v.7 Arão e seus outros filhos Eleazar e Itamar não deveriam sair dos limites do Tabernáculo pois o óleo da unção estava sobre eles simbolizando que eles pertenciam totalmente ao Senhor, pois tinham sido consagrados, separados apenas para o serviço ao Senhor.
Qual tem sido a sua experiência? Você tem se deixado envolver pelas coisas desse mundo ou tem focado de modo objetivo o teu chamado, a tua consagração? Lembre-se: quem colocou a mão no arado não pode olhar para trás.
Em 3º lugar, nos vs.8-11 temos a proibição da embriaguez dos sacerdotes. 1)Nestes versos temos orientações importantes, pois nos mostram que o serviço ao Senhor deveria ser feito de modo correto e consciente. 2)Pergunta-se então: por que os sacerdotes ao ministrarem dentro do Tabernáculo não podiam beber vinho ou bebida forte? 3)Uma das possíveis respostas é que esse foi o pecado de Nadabe e Abiu cometeram e por isso morreram diante do Senhor. Por terem bebido e se embriagado entraram no Lugar santíssimo, local em que somente o sumo-sacerdote, uma vez ao ano poderia entrar. Por estarem embriagados e não perceberem o que estavam fazendo, acenderam fogo estranho diante do Senhor. 4)Entretanto a proibição de bebida era também uma demonstração de consagração ao Senhor, conforme o voto do nazirado, que estudaremos em Jz 13.4-5 e 14. 5)Mas, o próprio texto, no v.10 também nos dá uma resposta bem clara: “para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”. Santo e limpo significava aquilo que era separado para Deus e aquilo que era apropriado a Deus. 6)Por outro lado, as coisas profanas, ou comuns, e imundas eram indignas e abomináveis à presença de Deus. Tudo que era comum cerimonialmente, desde objetos até atitudes não eram aceitos diante da santidade de Deus. 7)E este parágrafo termina mostrando uma das tarefas mais importantes do sacerdócio, descrita no v. 11. Diz assim o texto: “e para ensinardes aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por intermédio de Moisés”. Você percebeu? É... é isso mesmo! Além da responsabilidade de ministrarem culto a Deus através do oferecimento dos sacrifícios e das ofertas, além de serem responsáveis pelas tarefas relativas ao Tabernáculo os sacerdotes também tinham a tarefa importante de ensinar, de instruir o povo de Deus a obedecer as leis divinas transmitidas através de Moisés. Por isso também é que deviam se abster do vinho e da bebida forte, para que seu discernimento fosse claro e seu ensino fosse correto.
Querido amigo, isso nos afeta diretamente. Como sacerdotes reais, como povo de propriedade exclusiva de Deus eu e você temos essa grandiosa tarefa de instruir-nos mutuamente a andarmos de acordo com a vontade do Senhor. Por isso, lá em Cl 3.16 Paulo ordena de modo claro: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente...”. Você tem se relacionado com seus irmãos dessa maneira? No texto paralelo de Ef 5.18, Paulo diz que ao invés de nos enchermos de vinho, no qual há dissolução devemos nos encher do Espírito Santo que inspirou a Palavra de Deus. Veja que para instruir e aconselhar é necessário que a Palavra habite livremente em nossas vidas. Isso é real em sua vida? Você tem se aprofundado no conhecimento da Palavra? Só assim você e eu poderemos edificar os nossos irmãos e obedecer esses mandamentos tão claros e específicos.
Mas, depois de refletirmos sobre as nossas responsabilidades, continuemos com o texto...
Em 4º e penúltimo lugar, nos vs.12-15 temos as orientações sobre o que os sacerdotes poderiam comer. Aqui temos a repetição por parte de Moisés das instruções relativas à porção sacerdotal dos sacrifícios ofertados em favor da nação, cf. já vimos no cap. 7.28-36. Vamos analisá-las detalhadamente: 1)Cf. o v.12 Moisés reforça a instrução, só que agora apenas para Arão, Eleazar e Itamar. 2)Cf. o v.12, a oferta de manjares era preparada com azeite e sem fermento e, era apresentada por ocasião do holocausto. Sendo considerada santíssima deveria ser comida junto ao altar. 3)Cf. o v.13, porque era uma oferta feita em favor do povo, cf. 9.17 essa oferta era por direito, por ordem divina, a parte dos sacerdotes e deveria ser comida em lugar santo, isto é, nos limites do Tabernáculo. 4)No v.14 temos uma diferença interessante: contrastando com as proibições feitas em relação ao comer a oferta de manjares, só pelos sacerdotes; as carnes: o peito da oferta movida e a coxa direita deveriam ser comidas em lugar limpo, isto é, em local puro cerimonialmente, mas poderiam ser comidas com toda a família do sacerdote, porque era uma oferta pacífica feita em favor dos filhos de Israel. 5)E, cf.o v.15 novamente se reforça essa orientação dizendo que a coxa direita e o peito deveriam ser trazidas com as ofertas queimadas de gordura, por oferta movida ao Senhor, mas essas partes deveriam servir de alimentação apenas para os sacerdotes. Essa era uma ordem explícita do Senhor.
Querido amigo, que implicações têm para nós essas orientações relativas aos dias da Antiga Aliança? Essa pergunta importante deve ser respondida e entendida de modo correto.
Conforme já dissemos, ao lermos esses trechos do AT em que temos narrativas específicas sobre aqueles dias antigos, temos que lembrar do dizer de Paulo em Rm 15.4 e 1Co 10.11: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito... e estas coisas lhes sobrevieram como exemplo e foram escritas para advertência nossa...”. Ora, diante dessas palavras temos que buscar os princípios destes texto antigos para aplicá-los em nossas vidas. E qual é o princípio que podemos ver em todas essas orientações sobre a alimentação dos sacerdotes. Creio que é possível percebermos o cuidado de Deus para com aqueles que o servem integralmente. Boas porções de alimentos estavam reservadas aos sacerdotes. Eles não precisariam se preocupar com o que comer. Deus já previra tudo antecipadamente. Mas, creio também que um outro princípio é possível percebermos, que se refere à vida social dos sacerdotes. Embora tivessem que se dedicar totalmente a Deus, havia oportunidade também de estarem com suas famílias, incluindo as filhas e certamente as esposas para participarem das refeições em que se alimentavam com essas partes separadas, designadas pelo Senhor. Era uma ocasião propícia de celebração e nada melhor do que celebrar a Deus com a própria família. Tem sido essa a sua experiência? Você tem se alegrado diante da sua família pela bondade, misericórdia, santidade e justiça de Deus? É através desses momentos tão singulares que demonstramos aos nossos queridos a nossa fé e estimulamos nossos filhos a também crerem pessoalmente no Senhor Deus. Querido amigo, peço a Deus que essa seja a sua prática!
Mas vamos agora a última parte deste capítulo 10 de Lv...
Em 5º lugar, nos vs.16-20 temos uma repreensão de Moisés aos sacerdotes por não terem obedecidos as ordens divinas. Aqui encontramos um relato bem objetivo. Moisés ao procurar com diligência a oferta pelo pecado, descobriu que o bode oferecido tinha sido completamente queimado. A desobediência às instruções já dadas causaram profunda indignação em Moisés. Ele que era um homem manso ficou irado com a desobediência. Embora seja esse um resumo geral da razão da irritação de Moisés vamos perceber todos os detalhes desse relato: 1)Nos versos 16 a 18, vemos que a exigência divina para que a oferta fosse comida e o sangue da oferta fosse trazido pelos sacerdotes no lugar santo foi desobedecida. Estes versos mostram mais uma vez, a fraqueza humana, pois também estes outros filhos de Arão não obedeceram às ordens de Deus. 2)Mas, como Arão teria apresentado essa oferta, certamente seria ainda de sua responsabilidade acompanhar a seqüência dos procedimentos, e assim a advertência de Moisés foi dirigida tanto aos filhos Eleazar e Itamar como a Arão também. 3)O bode deveria ter sido oferecido conf. as orientações vistas no cap.9.8-11, onde o sangue do animal deveria ser trazido para dentro do lugar santo, onde partes do animal seriam ingeridas pelo sacerdote e também as outras partes, juntamente com seu couro, que não tinham sido queimados no altar de bronze, que ficava no pátio, deveriam ter sido queimadas, fora do arraial. 4)São vários detalhes que temos que acompanhar, mas todos eles mostram uma seqüência lógica muito interessante. De acordo com o cap.6.26 e 30, da oferta pelo pecado deveria se trazer o sangue para dentro do lugar santo e nesse santo lugar parte dessa oferta deveria ser ingerida pelos sacerdotes. 5) Bom, imagino que certamente, entre vocês que estão me ouvindo agora, alguém deve estar perguntando: Por que deveria se comer dessas carnes no lugar santo? Por que o sangue deveria ser trazido para o lugar santo? Pode parecer uma ordem sem sentido, mas os v.17-18 deste capítulo 10 que estamos estudando, esclarecem a razão dessas ordens: “Por que não comestes a oferta pelo pecado no lugar santo? Pois coisa santíssima é: e o Senhor a deu a vós outros, para levardes a iniqüidade da congregação, para fazerdes expiação por eles diante do Senhor. Eis que desta oferta não foi trazido o seu sangue para dentro do santuário; certamente, devíeis tê-la comido no santuário, como eu tinha ordenado”. Você entendeu por que partes do sacrifício pelo pecado deveriam ser comidas pelos sacerdotes no santuário? Ainda não? Deixe-me explicar: o fato dos sacerdotes comerem da oferta apontava para a realidade que os eles exerciam o papel de intermediários da misericórdia e graça divina fazendo a expiação em favor do povo, mas, sobretudo, ao comerem da carne participavam também eles da oferta identificando-se com o povo e de certo modo confirmavam que também eram pecadores. 6)Mas, querido amigo, é interessante que como representantes divinos em favor do povo, ao comerem, ao ingerirem aquelas carnes eles estavam demonstrando que Deus aceitava a oferta que povo fizera pelos seus pecados. 7)Por não terem comido parte da oferta pelo pecado e, também, por não terem trazido o sangue dessa oferta para dentro do santuário é que Moisés se indignou e advertiu os sacerdotes.
E, finalizando, nos vs. 19-20 nos mostram que a ira de Moisés foi amenizada diante do sofrimento de Arão pela morte dos seus filhos Nadabe e Abiu. Moisés deu-se por satisfeito, como também Deus deu-se por satisfeito.
Querido amigo, assim é o nosso Deus! Ele dá todos os detalhes para celebrar um culto correto a Ele, Ele apresenta as razões desses detalhes, e Ele compreende quando por diversas razões não agimos da maneira correta. Nesse caso de Arão e seus filhos, provavelmente não agiram corretamente porque tudo era novo para eles e não sabiam direito como agir; mas certamente nesse último detalhe, pai e irmãos com seus corações apertados pelas mortes dos seus queridos e temendo também fazerem algo que desagradasse a Deus, não procederam em conformidade com as instruções. Deus que conhece o interior do nosso ser perdoou e lhes deu nova oportunidade para continuarem ministrando diante Dele. É assim o nosso Deus! Deus rico em perdoar!
Bom, terminamos assim o nosso tempo de estudo com a expectativa de que você tenha sido edificado. Entre em contato conosco, por carta ou pelo e-mail e comente sobre o programa de hoje. Será muito bom sabermos sua opinião.
Que Deus te abençoe,
Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário