quarta-feira, 30 de julho de 2014

Através da Bíblia Gênesis 1b

Gênesis 1
Amigo ouvinte, estamos iniciando mais um programa "Através da Bíblia". Dentro de instantes estaremos compartilhando com você mais um estudo sobre o valor e a importância da Bíblia. Mas, antes vamos ler e conversar com um amigo que nos enviou uma carta que vem da cidade de Ji Paraná, do Estado de Roraima. Nesta carta encontramos as seguintes palavras: "Sempre estou ouvindo o Através da Bíblia que é um programa que edifica o cristão fiel. Este programa me traz o verdadeiro alimento espiritual. Dou graças a Deus pela existência do mesmo".
Muito obrigado querido amigo e ouvinte fiel. Agradecemos por sua carta e esperamos que volte a nos escrever em outras ocasiões. Nós temos respondido as cartas que recebemos, e sempre o fazemos com muito alegria, pois as cartas nos mostram o alcance do nosso programa. Num auditório nós conhecemos os resultados do trabalho. Pelo rádio é diferente. Nós dependemos das cartas dos ouvintes para termos uma idéia do alcance e do valor do programa. Por isso somos sempre gratos aos nossos ouvintes por suas informações. Você sabe que no final do programa damos o nosso endereço. Anote corretamente e depois nos escreva. Vamos desenvolver a nossa comunhão.
Agora quero convidá-lo para o nosso momento de oração. A oração é um recurso dado pelo Senhor, que nos possibilita abrir o nosso coração diante do Pai para louvá-lo, adorá-lo e suplicar-lhes as bênçãos necessárias.
"Pai de amor, somos gratos pelo teu amor, por tua misericórdia e graça estendidas sobre as nossas vidas. Agradecemos o teu cuidado em nos motivar ao estudo da Tua Palavra. Reconhecemos nela a tua verdade infinita revelada à nós mas diante da nossa finitude, suplicamos a iluminação e a capacitação do Teu Santo Espírito para que possamos estudá-la e aplicá-la em nosso viver para te glorificarmos sinalizando o Teu reino àqueles que ainda não conhecem o teu Filho. Pai, em nome de Jesus Cristo é que orarmos. Amém.
Amigo ouvinte, permita-me sugerir a você alguns passos para que o seu estudo da Bíblia se torne cada vez mais eficaz.
A primeira sugestão que desejo fazer é que você reserve um tempo específico para ler o livro de Gênesis todo, de uma só vez. Pense bem, planeje em qual dia você pode fazer isso. Quantas horas você vai gastar para fazê-lo e mãos à obra. Será de grande proveito essa leitura do livro de uma só vez. Reconheço, entretanto, que isto não será fácil para alguns de vocês. Mas, quero encorajá-los a planejar bem e no tempo específico começar essa interessante e proveitosa tarefa. Você pode alternar a leitura de diversas maneiras. Pode ler com voz baixa, pode ler em pensamento, pode ler em voz alta. Pode ficar assentado, pode ficar em pé, pode ficar andando no local designado, enfim, ao planejar seja criativo. Não permita que qualquer dificuldade o impeça de praticar essa sugestão.
Posso lhe dizer que na preparação dos estudos bíblicos, das pregações e palestras e das aulas que dou também procuro praticar isso que estou lhe sugerindo. Mesmo agora, quando leciono livros bíblicos tenho lido esses livros inteiros. Estou sempre reservando um tempo especial para isto, o tempo que me é mais livre.
Permita-me agora fazer mais algumas observações a respeito do seu estudo no livro de Gênesis. Como dissemos antes, vamos estudar todos os livros bíblicos, detalhando-os da melhor maneira possível.
Iniciamos pelo livro de Gênesis pois é um livro fundamental do Antigo Testamento assim como o Evangelho segundo Mateus é também fundamental para a compreensão do Novo Testamento. Sabe por que? Porque esses livros podem nos dar as chaves para a compreensão geral das Escrituras Sagradas. Estamos prontos iniciar os nossos estudos?
Vamos estabelecer alguns procedimentos: temos que considerar um bom trecho da Palavra de Deus a cada programa, a cada encontro com você. Você percebe o desafio? É um bom desafio! E posso lhe afirmar: vale a pena! Com certeza, durante essa caminhada, você vai se sentir encorajado e um tem valido a pena o seu esforço e disciplina.
E agora amigo, ao iniciarmos as nossas considerações sobre Gênesis, eu gostaria de dar-lhe algumas informações básicas sobre este livro. Há algumas coisas importantes que devemos dizer sobre este livro.
Em primeiro lugar você deve notar que este livro está relacionado com toda a Bíblia. A verdade é que o livro de Gênesis que estabelece certos pontos que vão surgir em outros livros. Você vai encontrar muitas coisas que são mencionadas em Gênesis pela primeira vez. Neste livro encontramos além da criação do homem e da mulher, encontramos também a instituição da família e nestas famílias vamos encontrar ciúme e desavenças no lar. Encontramos o primeiro pecado, e o grande julgamento caindo sobre o pecado. Vamos encontrar certas frases que ocorrem muito freqüentemente. Por exemplo, nas genealogias vemos tantas vezes repetidos as palavras: fulano gerou fulano. Por exemplo "Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho e lhe chamou Sete. Depois Sete viveu cento e cinco anos e gerou a Enos e Enos gerou..." e assim por diante. Isto é muito importante, porque fala sobre famílias, e todos nós somos membros da família humana que começou no Éden. Além das genealogias, o livro de Gênesis nos apresenta vários personagens importantes. Daí porque o livro de Gênesis ás vezes é chamado o livro das biografias. Há figuras como Abraão, Isaque, Jacó, José, e os doze filhos de Jacó. Vemos por meio do Gênesis que Deus abençoou grandemente a Abraão, Isaque e Jacó, e José, e a bênção de Deus foi também estendida a todos aqueles com quem eles se relacionam. Todos foram abençoados. Encontramos o concerto, a aliança de Deus neste livro. Vemos que freqüentemente o Senhor estava aparecendo aos patriarcas e de um modo especial a Abraão. Além disto, vamos encontrar as manifestações da providência divina. Descobrimos porque o altar tornou-se muito proeminente neste livro. No livro de Gênesis iremos encontrar o registro inicial de outros eventos e práticas. Vamos encontrar por exemplo, a necessidade do trabalho, o início da civilização, o estabelecimento do sacrifício como meio para se chegar até Deus, as raças, as línguas, as cidades e, encontramos também a redenção.
Veja bem, esses assuntos que aparecerão em tantos outros dos sessenta e cinco livros da Bíblia tem o seu início aqui em Gênesis, por isso esse livro é chamado corretamente como Livro das Origens.
Para estudarmos este livro, temos de conhece-lo de modo completo, como um todo, tendo dele uma visão geral, para depois, sim, analisá-lo olhando as suas partes. Como professor de matérias bíblicas sempre dizia a meus alunos que há duas formas de se estudar a Bíblia. Uma é com um telescópio e a outra é com um microscópio. Com um microscópio vemos os detalhes, as particularidades do que analisamos e no caso de Gênesis, no próximo encontro verificaremos os detalhes do esboço do livro e a partir daí iremos detalhando o estudo em pequenas porções.
Hoje, nos propomos a ver o livro com um telescópio, isto é, vamos ver o livro de um modo geral. Vamos conhece-lo de modo completo. Necessitamos de um telescópio para ver a Bíblia num todo e também ver o Gênesis como um todo.
Nesta visão vemos que o livro de Gênesis está dividido em duas grandes partes. Quero chamar a sua atenção para estas duas divisões. Elas são realmente importantes. Na verdade estas duas grandes porções constituem o esboço mais geral do livro de Gênesis. Dividimos os 50 capítulos em 2 grandes blocos:
Em primeiro lugar: do capítulo um até o capítulo onze e em segundo lugar do capítulo doze até o capítulo cinqüenta. A primeira parte tem como tema: A origem do universo, do ser humano, os seus primeiros passos e as conseqüências. A segunda parte, dos capítulos 12 a 50 enfatiza: A origem do povo hebreu e o relacionamento de Deus com os patriarcas.
É fácil, não é mesmo? Fica fácil guardarmos e memorizarmos. Vou repetir: Do capítulo 1 ao 11, temos a origem do Universo e do Ser humano e nos capítulos 12 a 50, temos a origem do povo de Israel e a vida dos patriarcas.
Ao dividirmos de modo geral e bem simples esse importante livro bíblico devemos entretanto ter bem claro em nossas mentes a sua mensagem: "O fracasso do ser humano sob todos os aspectos e a salvação de Deus para cada situação".
Mas, existe uma outra forma de dividir o livro de Gênesis que achamos realmente interessante. Ela está relacionada com o tempo, com a cronologia. Alguns dizem que os primeiros 11 capítulos do livro de Gênesis cobrem um período de no mínimo dois mil anos, isto é, mínimo de dois mil anos e máximo de muitíssimos anos. Um período de tempo é indefinido. Então, também é possível dizer que nesta primeira parte do Gênesis, isto é, do capítulo 1 ao 11, temos um espaço de tempo semelhante ao que vai do capítulo 12 de Gênesis até o último capítulo da Bíblia. Do capítulo 12 do Gênesis até a escrita do Apocalipse, temos um período de tempo de aproximadamente dois mil anos, porém os eventos de Apocalipse não tem data prevista para sua realização.
Então é possível dizer que estes primeiros 11 capítulos do livro de Gênesis cobrem um período de milhares de anos, assim como a segunda parte cobre um tempo indefinido, pois não sabemos quando Jesus voltará.
Amigo ouvinte, o propósito que Deus tinha em mente quando nos deu esta primeira parte do livro de Gênesis era relatar de modo geral os seis dias da criação, onde foram formados o universo e o ser humano. Com certeza Deus quis registrar de modo geral a queda, o surgimento do pecado e outros eventos marcantes, como o dilúvio e a torre de babel. Estes primeiros 11 capítulos cobrem um espaço de tempo muito maior do que todos os outros capítulos juntos. Então, é possível perguntar: onde foi colocada a maior ênfase? Na 1a ou na 2a parte do livro?
Ou podemos perguntar de outra maneira: Onde você acha que Deus pôs mais ênfase quando inspirou o livro de Gênesis e a Bíblia toda? Você acha que a ênfase está nestes primeiros 11 capítulos de Gênesis ou no restante da Bíblia?
Certamente a ênfase foi dada na segunda parte, e não nestes primeiros 11 capítulos de Gênesis. A primeira parte de Gênesis trata do começo da criação. Mas, a partir da segunda parte do Gênesis encontramos uma ênfase na redenção do homem (embora já desde o capítulo 3, logo depois da queda, Deus tomou a iniciativa para redimir o homem). Podemos dizer, então, que Deus estava mais interessado em Abraão do que em todo o universo criado por Ele. E podemos dizer que Deus está mais interessado em nós e dá mais valor a cada um de nós individualmente, do que ao universo inteiro. Isto é demonstrado pelo envio de Jesus Cristo para te salvar e nos salvar dos pecados!
Ouvinte amigo, deixe-me dar alguns outros detalhes que poderão ajudá-lo a perceber de um modo global o conteúdo do livro de Gênesis.
Em primeiro lugar, anote qual é a palavra chave do livro.
Esta palavra é "início" ou "princípio" e esta palavra aparece logo em 1.1: "No princípio criou Deus os céus e a terra", lembra? Por isso mesmo é que podemos dar o título de "o livro das origens" ou "o livro dos inícios".
Em segundo lugar, vemos a mensagem geral do livro de Gênesis. Esta mensagem pode ser expressa nessa frase: "Gênesis demonstra o fracasso do homem em todas as circunstâncias, mas também revela a maravilhosa salvação de Deus para cada situação". Que bênção, não é mesmo? Deus sempre nos amou de tal maneira que continuamente estende sua salvação a todos nós!
Agora gostaria que você anotasse a importância do conteúdo do livro de Gênesis.
Este livro é importante por diversos aspectos: Todos os fatos, verdades ou revelações principais, têm seu nascedouro neste livro. Gênesis é a origem de toda Bíblia e é essencial para uma compreensão real de cada parte. Gênesis é o alicerce onde se apóia e sobre o qual se edifica a revelação divina.
Em quarto lugar gostaria que você anotasse a rejeição ao conteúdo do livro de Gênesis. Amigo ouvinte, você não entendeu errado, não. Você escutou corretamente. O livro de Gênesis sofre, junto com o Apocalipse a rejeição e podemos até dizer, o ódio do grande inimigo de Deus e do seu povo, Satanás.
O Apocalipse é atacado levando os homens a desacreditarem na realidade das suas visões, na complexidade dos seus símbolos e na promessa da volta de Jesus.
A rejeição ao Gênesis é bem violenta, bem específica, pois através de cientistas e críticos modernos as narrativas de Gênesis, são rejeitadas. Uma das teorias que mais atingiu esse livro foi a teoria da evolução, propagada por Charles Darvin, cientista que ganhou notoriedade depois de elaborar essa teoria.
Mas, deixe-me fazer uma pergunta. Você imagina porque esse ataque direto de Satanás a esses livros específicos? É que os dois livros proclamam a derrota de Satanás. Desde o Gênesis até o Apocalipse Jesus é visto como o grande vencedor!
Agora, quero lhe apresentar em quinto lugar a questão que trata sobre a autoria e a origem do Gênesis. Em relação a autoria, muitos estudiosos aceitam a autoria de Moisés. Mas, quando fazemos essa afirmação surge a questão: como ele conseguiu os elementos para compor o livro uma vez que não estava presente na ocasião dos eventos? Será que ele utilizou coleções de documentos antigos? Que outras fontes utilizou? Será que usou as tradições, verbais e depois escritas dos eventos primitivos, que foram sendo preservadas por diversas gerações? Mas, quem iniciou essa transmissão? Uma das possibilidades é a seguinte: a tradição oral, de geração a geração foi preservando a história da criação e com certeza Abraão, Isaque, Jacó e José participaram dessa preservação. Depois de José, durante os 400 (quatrocentos) anos de escravidão no Egito, essa narrativa foi passando de geração a geração até que o relato foi feito a Moisés, já no deserto, quando conduzia o povo para Canaã e, a partir daí ele iniciou o seu registro, dando origem ao livro do Gênesis.
Mas, é bom notar também que em At 7.38 encontramos o seguinte relato, feito por Estevão: "É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o Anjo que lhe falava no monte Sinai, e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir".
Você percebeu que relato interessante? É, ... com essa citação fica claro que Moisés também teve revelação direta da parte de Deus para produzir os seus escritos, as suas narrativas da criação. É ... temos que reconhecer que houve uma série formas que Deus usou para inspirar Moisés a escrever o primeiro livro da Bíblia.
Mas, em relação a origem do livro de Gênesis, com certeza, creio que você comigo crê que além da autoria humana de Moisés, Gênesis tem a autoria divina. Um estudioso americano, o Dr. Adam Clark disse o seguinte: "A narração é tão simples, tão semelhante à verdade, tão consistente nos mínimos detalhes, tão correta nas suas datas, tão imparcial nas biografias, tão segura nos pontos filosóficos, tão pura em sua moralidade, tão benévola em seus desígnios que não deixa a menor dúvida quando se afirma que jamais poderia ter origem apenas humana". Sim, a origem do primeiro e dos outros livros bíblicos é divina, pois é a revelação de Deus ao homem.
Amigo ouvinte, ainda mais um detalhe. Em sexto lugar, quero chamar a sua atenção para o estilo do livro. Como você sabe, temos diversos estilos literários entre os sessenta e seis livros bíblicos. O estilo de Gênesis é claro. Foi escrito como prosa e não como poesia. E, é importante destacarmos esse detalhe porque, geralmente, a poesia tem um elemento de mitologia e de lenda, como na maioria dos livros antigos das outras nações. Porém, Gênesis não foi escrito em estilo mitológico ou com conteúdo lendário. Gênesis foi escrito num estilo rigorosamente histórico; porque é o relato, é a narrativa histórica de fatos que aconteceram!
Temos ainda um sétimo ponto a destacar, mas faremos isso no próximo programa. Destacaremos o esboço do livro do Gênesis, isto é, usaremos o microscópio para conhecer os detalhes de Gênesis. Com isso você terá um tempo para ler ou completar a leitura do livro de uma única vez.
Bom, amigo ouvinte, chegamos ao final de mais um programa e desejamos que você tenha sido edificado. Compartilhe amigos e irmãos o que você tem aprendido.
Esteja conosco mais um vez para continuarmos o estudo da Palavra de Deus.
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário