quinta-feira, 31 de julho de 2014

Através da Bíblia - Levítico 15

Levítico 15
Olá amigo, estamos iniciando mais um programa da série "Através da Bíblia". Você sabe que este programa tem por propósito estudar toda a Palavra de Deus. Um projeto como esse requer muito tempo e perseverança. Somos gratos a Deus por essa possibilidade e por sua companhia conosco, pois através da sua comunicação sabemos qual a validade dos estudos. E, só conseguimos essas informações quando você nos escreve compartilhando suas experiências. Para nós é gratificante podermos dividir com tantos irmãos e amigos as nossas vidas. Hoje, registramos a carta do irmão E. da cidade de Pato Branco, no estado do Paraná. São essas as suas palavras: "Comecei a ouvir o Através da Bíblia a alguns anos atrás e fui ouvinte por 2 anos. Atualmente estou morando em uma cidade que não pega o sinal da RTM, infelizmente. Sinto falta dessas mensagens pois este programa explica os textos bíblicos de maneira inigualável. Orem por mim e por meu pai que está doente. Que Deus os abençoe”. Querido irmão, obrigado por suas palavras, conte com nossas orações pela saúde do seu pai. E, obrigado por suas palavras. Elas nos incentivam e nos motivam a estudarmos com maior profundidade a Palavra de Deus para transmiti-la de um modo cada vez mais fácil de ser entendida. Agora, além do rádio o nosso programa também pode ser ouvido através da internet. Somos gratos a Deus por essa bênção e também por isso oramos a Deus a cada início de programa. Quero convidá-lo para esse momento de oração: Senhor dependemos da sua misericórdia em todas as áreas da nossa vida, dependemos completamente de ti. Por isso também pedimos a iluminação do teu Espírito para que todos nós ouçamos a tua voz. Atenda-nos, Senhor, pois oramos em nome de Jesus. Amém!".
Querido amigo estamos iniciando os estudos no capítulo 15 do livro de Levítico. Vamos analisá-lo em dois programas. Hoje consideraremos os primeiros 18 versículos e, no próximo programa estudaremos os versos 19 a 33. Querido amigo, nos capítulos 13 e 14 do livro de Levítico, que estudamos nos últimos programas o tema foi a lepra e outras doenças congêneres que são contagiosas. É... eu sei que você deve ter achado que não era um assunto muito agradável de se considerar, mas, não me queira mal, essas são as realidades a que estamos submetidos em nossa vida terrena. E, nesse capítulo 15 que abordaremos em dois programas, vamos considerar um outro tema delicado, que alguns vêem com certo tabu, com algum constrangimento. Vamos tratar sobre assuntos que normalmente não comentamos com ninguém e com certeza são raramente ensinados em nossos contextos de estudo das Escrituras Sagradas.
Vamos considerar nesses dois programas a questão das secreções tanto masculina como feminina. É... mesmo que pareça um tema que possa causar constrangimento ou até vergonha em alguém, estando ele na Palavra de Deus, temos que estudá-lo e retirar do seu conteúdo princípios que possam ser aplicados com plena relevância, em nossos dias.
Lembre-se que estamos na 3ª divisão de Levítico, que trata sobre as regulamentações ou as leis sobre a purificação, ficará mais fácil entendermos o conteúdo desses dois programas. Lembre-se também que Levítico é um manual de santidade que responde à duas questões: Como pode um povo pecador relacionar-se com um Deus Santo? E, como pode um povo pecador manter a comunhão com um Deus santo?
Sim, amigo, quando lembramos dessas idéias gerais fica mais fácil considerarmos com interesse assuntos como esse que vamos estudar. Por isso, ao tratarmos sobre santidade, pureza e vida correta diante de Deus, essas regulamentações que já vimos e outras que veremos no estudo do AT fazem todo sentido, tem toda a razão de ser, pois refletem a necessidade de nos apresentarmos a Deus totalmente limpos exterior e interiormente para podermos nos relacionar com Ele e desfrutar da Sua doce comunhão.
Querido amigo ao iniciarmos as nossas considerações sobre esse assunto temos que recordar que este livro de Levítico era um manual para a atuação dos levitas em suas responsabilidades e em seu ministério de ajudar os israelitas a cultuarem a Deus. Toda a tribo de Levi tinha sido designada por Deus para o serviço no tabernáculo, proporcionando aos israelitas a maneira adequada de cultuarem a Deus. Dentre os levitas, tínhamos ainda os sacerdotes, que pertenciam à família de Arão e dentre esta família tínhamos também o sumo sacerdote, o representante oficial de Deus diante do povo e o representante do povo diante de Deus. E, como você deve se lembrar também, como vimos num dos programas passados, uma das responsabilidades desses que ministravam era ensinar a todos os israelitas todas as regulamentações divinas nas mais diversas áreas, para que assim orientados, pudessem oferecer um culto aceitável ao Senhor. Daí também ter todo o sentido termos essas orientações, essas normas relativas a vida sexual do povo que desejava oferecer um culto agradável a Deus.
Você pode estranhar essa relação: adoração e secreções. É... mas espero que não estranhe muito não. Por que? Ora porque quando o pecado entrou no mundo, toda a nossa natureza ficou distorcida. Perdemos a plena imagem de Deus, perdemos a inocência e a pureza, perdemos a glória de Deus. Por isso Paulo disse lá em Rm 3.23: Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Entendeu? Portanto, para cultuarmos um Deus santo é necessário respeitarmos às normas, as leis que esse próprio Deus santo prescreveu para que fossem obedecidas. E essas normas, essas leis exteriores tinham a incumbência de revelar o interior do adorador.
Bom..., depois dessas considerações iniciais, temos condições de dividir o texto para estudá-lo em detalhes.
Os versículos que estudaremos hoje podem ser divididos em 3 parágrafos: 1)nos vs.1-12 trataremos sobre as secreções do órgão sexual masculino; 2)nos vs.13-14 trataremos sobre a purificação do israelita que teve as secreções; e, 3)nos vs.15-18 trataremos sobre a emissão seminal masculina.
Como você pode notar serão temas bem específicos, não é mesmo? Mas certamente teremos princípios que poderemos aplicar aos nossos dias.
Vamos detalhar então o 1º parágrafo do texto:
1)nos vs.1-12 tratamos sobre as secreções do órgão sexual masculino. Este parágrafo pode ser subdividido em 5 secções:
1)Nos vs.1-3 temos o estabelecimento da regulamentação. A partir destes versos devemos fazer três observações:
1)Através dessa leitura fica claro que essa lei vem da parte de Deus e sendo assim devia ser respeitada, devia ser obedecida, pois tem a mesma autoridade que tantas outras normas e regulamentações tinham também. 2)A regulamentação refere-se às secreções masculinas e, embora alguns interpretem esse fluxo de longo prazo como sendo um fluxo anal como a diarréia, ou um fluxo respiratório como a coriza, a maioria dos estudiosos entendem e interpretam essa secreção como sendo um fluxo uretral como a gonorréia, uma infecção venérea purulenta. 3)A definição de imundícia era baseada no fato de que qualquer perda de fluídos da vida em que eram eliminados sangue ou sêmen apontava para a morte. E qualquer coisa que sugerisse a morte não era admitida na presença do Deus santo e vivo como Yahweh.
2)Nos vs.4-6 temos a impureza dos que tocarem nos objetos. Vamos fazer três observações sobre estes versículos:
1)Cf. o texto, podemos confirmar que se tratava de um fluxo que envolvia as partes genitais de um homem, pois o deitar-se na cama ou o assentar-se em algum lugar tornava imundo o móvel sobre o qual aquele homem se sentasse. 2)Assim, se alguém tocasse nesses móveis contaminados se tornava cerimonialmente imundo. 3)Para restabelecer a condição de pureza e limpeza cerimonial, para se recuperar a possibilidade de adoração a Deus se deveria lavar as vestes, banhar-se e guardar um tempo, até a tarde, para voltar a normalidade.
3)No v.7 temos a impureza dos que tocaram no impuro. O texto desse verso também merece 3 observações: 1)Provavelmente alguém está perguntando: Por que havia essa dureza em relação ao que tinha o fluxo? 2)Posso responder dizendo que sendo esse fluxo uma infecção era possível a contaminação. Mas, porque também essa infecção indicava uma doença venérea normalmente adquirida e transmitida através de relações sexuais promiscuas, geralmente associadas ao pecado. 3)A mesma pratica de lavar as vestes, banhar-se e guardar um tempo, até a tarde, deveria ser repetida para restabelecer a possibilidade de adoração a Deus e voltar à normalidade.
4)Nos vs.8-10 temos a impureza adquirida por alguém tocado pelo impuro. Quando lemos o texto querido amigo podemos ver até que ponto iam essas regulamentações! Consideravam até os detalhes.
1)Se houvesse uma briga, um desentendimento entre duas pessoas e o que tinha fluxo, numa atitude de inimizade pelo seu oponente lhe cuspisse como sinal de desprezo, esse seria imundo até a tarde, tendo que ter o mesmo procedimento, já visto, para readquirir a condição de participar dos cultos a Yahweh. 2)Assim também seria imundo a pessoa que cavalgasse na mesma sela contaminada pelo impuro. E para readiquirir a possibilidade de cultuar a Deus o mesmo procedimento deveria ocorrer. 3)Também o mesmo procedimento deveria ocorrer com alguém que tocasse em qualquer objeto que o impuro tinha tocado. Para o retorno à vida pura, como deveria ser o normal, todo o ritual de purificação deveria ser repetido.
5)Nos vs.11-12 temos a impureza de todos e tudo que fosse tocado pelo impuro. Vamos esclarecer esses versos através de 3 observações:
1)Se o impuro, o que tivesse fluxo, tocasse sem ter lavado suas mãos, em qualquer pessoa, essa pessoa estaria contaminada e deveria cumprir todos os procedimentos já prescritos para poder voltar à vida normal de comunhão com Deus. 2)Como nas outras recomendações essa exigência de se resguardar até a tarde deve ser bem entendida. Para o judeu o final do dia acontecia às 18hs e, para se ter segurança de que essa pessoa não tinha sido infectada exigia-se aguardar até o final do dia, sendo que até o final do dia essa pessoa não poderia cultuar. 3)Deve-se destacar o procedimento para com os vasos: o vaso de barro tocado pelo homem com fluxo deveria ser quebrado, pois esses vasos porosos poderiam reter os germes ou as bactérias que depois se disseminariam entre os que usassem aquele mesmo objeto. Já os vasos de madeira e também os de metal, cf. vimos em 6.28 poderiam ser lavados e assim estariam livres da contaminação.
Muito bem, vamos agora para o 2º parágrafo deste texto...
2)nos vs.13-15 encontramos as regulamentações sobre a purificação do israelita que teve as secreções. Essas são as palavras do texto bíblico:
“Quando, pois, o que tem o fluxo dele estiver limpo, contar-se-ão sete dias para a sua purificação; lavará as suas vestes, banhará o corpo em águas correntes e será limpo. 14Ao oitavo dia, tomará duas rolas ou dois pombinhos, e virá perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação, e os dará ao sacerdote; 15este os oferecerá, um, para oferta pelo pecado, e o outro, para holocausto; e, assim, o sacerdote fará, por ele, expiação do seu fluxo perante o SENHOR”.
Querido amigo, quero fazer três destaques neste texto: 1)A água e o sangue representam a purificação, e isso significa que o Espírito Santo deve aplicar o sacrifício de Cristo a estes pecados secretos que há em nossas vidas. Meu querido, este é um quadro fiel dos pecados secretos nas vidas das pessoas, e até mesmo nas vidas dos crentes. 2)Sempre depois de uma quarentena de 7 dias, número que indica perfeição, totalidade, no 8º dia duas aves deveriam ser oferecidas ao Senhor. Uma ave oferecida como sacrifício pelo pecado e outra ave oferecida como sacrifício do holocausto. 3)Você se lembra do significado dessas ofertas? Vamos lá... eu te ajudo... A oferta pelo pecado é bem clara: era uma demonstração do reconhecimento da nossa condição de pecadores e, portanto a entrega de uma vida substituta para morrer em nosso lugar pelo pecado. E a oferta do holocausto era voluntária e significava adoração e total dedicação da vida do adorador ao Senhor. 3)Deve-se entender a partir do verso 13 que quem proporcionava a cura para esse que tinha fluxo era o próprio Deus. Só Deus cura. O papel do sacerdote era apenas constatar que tinha ocorrido a cura. Então, quando isso acontecia, quando o sacerdote fizesse expiação por ele, então, de novo era considerado limpo para conviver em sociedade e também esta purificado para os seus atos de culto a Yahweh.
Querido amigo, este texto fala da podridão interior do homem, e ninguém gosta de falar disso. Mas, de quem é que o capítulo está falando? É... é isso mesmo, está falando de você e de mim. Por essa razão precisamos ser purificados para entrarmos na presença de Deus. E a razão destes procedimentos está no fato de que esses fluxos revelam como a nossa velha natureza humana é doentia, impura, repugnante, totalmente contaminada e contaminadora.
Mas vamos, ao 3º e último parágrafo do estudo de hoje...
3)nos vs.16-18 encontramos regulamentações sobre a emissão seminal masculina. Vamos ler o texto bíblico:
“16Também o homem, quando se der com ele emissão do sêmen, banhará todo o seu corpo em água e será imundo até à tarde. 17Toda veste e toda pele em que houver sêmen se lavarão em água e serão imundas até à tarde. 18Se um homem coabitar com mulher e tiver emissão do sêmen, ambos se banharão em água e serão imundos até à tarde”. Algumas observações são necessárias:
1)A emissão do sêmen normalmente ocorre com todo homem saudável que a partir da sua puberdade, a partir da sua adolescência, já formado, e sem ter relação sexual, aguardando o momento do casamento, ao dormir, durante o sono, sonha, movido pelos seus desejos sexuais e sonhando tem uma emissão de sêmen. 2)Esses versículos deixam bem claro, querido amigo, o cuidado de Deus em evitar o surgimento de doenças venéreas no meio do povo. Muitas doenças, inclusive as venéreas, são evitadas através de higiene pessoal. A higiene íntima é muito importante para a saúde das pessoas. 3)Também foi previsto nesse texto o relacionamento sexual entre o casal. Após a ocorrência desse ato tão natural, planejado por Deus para a vida conjugal, a higiene deveria ocorrer, sendo que o banho, a lavagem das roupas e a espera pelo final do dia era obrigatória para se voltar a condição de pureza cerimonial.
Querido amigo com estas considerações chegamos ao final desses versos para o programa de hoje. E o que temos que fazer agora é percebermos as implicações desse texto para as nossas vidas. Que o Espírito Santo ministre essas verdades à cada coração.
Querido amigo mesmo se tratando de um tema delicado podemos ver nestes fluxos ou emissões purulentas do corpo humano representação da manifestação dos pecados secretos. Hoje em dia ouve-se falar muito de poluição da natureza, mas também existe uma poluição de nossas almas e de nossas mentes, aliás, de todo o nosso ser, inclusive nossos corpos. Como estes fluxos seminais são contagiosos e infecciosos, revelam que o homem é grandemente pecador.
Como você vê a lepra era uma doença que não podia ser escondida das outras pessoas por muito tempo, porque embora se desenvolvesse devagar, mais cedo ou mais tarde ela iria se manifestar. Mas você sabe que os fluxos seminais podiam ser escondidos por muito tempo. Eles representam a vida mental do homem bem como o pecado cometido publicamente. Já no início Deus tinha visto que a maldade do homem era muito grande e que a imaginação, isto é, os pensamentos, do coração do homem eram maus continuamente.
A maldição do pecado afetou até mesmo o homem na propagação da raça. Esses fluxos estão relacionados com os órgãos reprodutores do ser humano. Como falei no início do programa alguns desses fluxos podem estão relacionados com as doenças venéreas que são em parte como uma doença social, isto é, uma doença que pode atingir a todas as pessoas indistintamente. Deus deixa bem claro que a maldição do pecado atingiu todas as áreas da vida humana. Por isso é que Davi disse, "Purifica-me e ficarei limpo, lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve... Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável. E certamente você se lembra que essa confissão Davi a fez depois de adulterar com Bete-Seba. Como você vê, a impureza e o engano estão ligados ao pecado sexual.
A inflamação do pecado pode ser visível ou invisível. De qualquer forma, visível ou não, a inflamação existe. Apesar de não serem vistos, os pecados secretos e os pecados de pensamentos estão presentes diante de Deus. E como você percebe, Deus está interessado em você, está interessado em tudo o que você faz enquanto está acordado ou enquanto dorme. É assim o nosso Deus!
Minha oração é que você se apresente sempre santo diante de Deus, pois o nosso Deus é santo!
Ao finalizar o programa quero agradecer sua companhia e dizer que aguardo sua correspondência.
Deus te abençoe,
Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário